Com início de operação aprovado pelo Conder - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, a Casan, de Santa Catarina, começou no dia 5 de novembro testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo que está sendo finalizada no município de Descanso, na região oeste.

Uma família foi a primeira a receber a equipe da companhia para coleta do lodo, que foi encaminhado para tratamento na unidade. Esta semana 20 residências terão o lodo coletado e enviado para depuração. Neste primeiro momento, a coleta com caminhão limpa-fossa e o tratamento na Unidade de Gerenciamento de Lodo serão oferecidos sem custo, em uma etapa-piloto do Programa Esgotamento Sobre Rodas.
O Esgotamento Sobre Rodas é desenvolvido em uma parceria entre o Governo de Santa Catarina, Casan e prefeitura com o objetivo de ampliar o tratamento adequado de esgoto, garantindo mais saúde pública, qualidade de vida, conservação da água e do ambiente.
O objetivo é inovar com um modelo de serviço que dispensa o assentamento de redes coletoras, a construção de elevatórias e de grandes ETES - estações de tratamento de Esgoto, infraestrutura de alto custo de implantação.

No caso de Descanso, a inovação está também na tecnologia de tratamento, com uso de wetlands construídos, que utilizam plantas e uma estrutura de areia e brita em camadas para depurar o lodo.

O Programa Esgotamento Sobre Rodas leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a Casan opera. Entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes ETEs.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025