A GMAR Ambiental, com sede em Mauá, SP, especializada em engenharia, fabricação e comercialização de sistemas e equipamentos para saneamento ambiental, desenvolveu e patenteou o S.A.O., um separador de água e óleo que opera por diferença de gravidade. Sem necessidade de energia elétrica ou produtos químicos, o equipamento oferece um baixo custo operacional.

O funcionamento do S.A.O. inicia-se com a separação de resíduos sólidos grosseiros. Em seguida, o óleo passa por etapas subsequentes, enquanto a água, por ter densidade maior, é direcionada para câmaras projetadas na parte inferior do equipamento. Após o processo de separação, a água pode ser direcionada diretamente para a rede de esgoto, atendendo às legislações vigentes e minimizando os impactos ambientais nos corpos hídricos.

O S.A.O. está disponível com vazões a partir de 1000 L/h. De acordo com David Faria, diretor técnico da GMAR Ambiental, o sistema ocupa uma área muito menor que os sistemas convencionais sem placas coalescentes, é fácil de operar (não necessitando de operadores) e, por ser construído em polipropileno, plástico de alta resistência, não sofre com pH baixo, pH alcalino, nem com ataques de agentes corrosivos e ácidos.

Além dos separadores de água e óleo, a GMAR Ambiental desenvolve e produz estações de tratamento de água e efluentes e sistemas de reúso. A empresa também presta serviços de diagnósticos de sistemas, retrofit de equipamentos, limpeza e manutenção.

Na foto, Kleber Strufaldi e David Faria, da GMAR



Mais Notícias HYDRO



Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental e Fitabes 2025 reunirão 10 mil visitantes

Evento acontece de 25 a 28 de maio em Brasília, DF.

20/05/2025


Copasa implanta sistema de monitoramento remoto em elevatórias de esgoto 

Monitoramento em tempo real do fluxo de esgoto e do funcionamento das estações garante a detecção precoce de problemas.

20/05/2025


Gestão do lodo agrícola da Sanepar agora pode ser feita por parceiros privados

Estratégia permite que empresas prestem serviço seguindo mesmo modelo da Sanepar.

20/05/2025