A GMAR Ambiental, com sede em Mauá, SP, especializada em engenharia, fabricação e comercialização de sistemas e equipamentos para saneamento ambiental, desenvolveu e patenteou o S.A.O., um separador de água e óleo que opera por diferença de gravidade. Sem necessidade de energia elétrica ou produtos químicos, o equipamento oferece um baixo custo operacional.

O funcionamento do S.A.O. inicia-se com a separação de resíduos sólidos grosseiros. Em seguida, o óleo passa por etapas subsequentes, enquanto a água, por ter densidade maior, é direcionada para câmaras projetadas na parte inferior do equipamento. Após o processo de separação, a água pode ser direcionada diretamente para a rede de esgoto, atendendo às legislações vigentes e minimizando os impactos ambientais nos corpos hídricos.

O S.A.O. está disponível com vazões a partir de 1000 L/h. De acordo com David Faria, diretor técnico da GMAR Ambiental, o sistema ocupa uma área muito menor que os sistemas convencionais sem placas coalescentes, é fácil de operar (não necessitando de operadores) e, por ser construído em polipropileno, plástico de alta resistência, não sofre com pH baixo, pH alcalino, nem com ataques de agentes corrosivos e ácidos.

Além dos separadores de água e óleo, a GMAR Ambiental desenvolve e produz estações de tratamento de água e efluentes e sistemas de reúso. A empresa também presta serviços de diagnósticos de sistemas, retrofit de equipamentos, limpeza e manutenção.

Na foto, Kleber Strufaldi e David Faria, da GMAR



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025