A MetaLacre, de Guarulhos, SP, apresentou sua nova solução de segurança para hidrômetros, o Lacre Conectado, com tecnologia NFC - Near Field Communication, uma solução que eleva os padrões de proteção e monitoramento para sistemas de medição de água.

Com foco em segurança, rastreabilidade e gestão, o lacre conta com um chip NFC integrado que se comunica diretamente com dispositivos móveis através do aplicativo MetaLacre e a plataforma de gestão da empresa, possibilitando a verificação instantânea de autenticidade e integridade. “Essa tecnologia não apenas reforça a segurança contra fraudes e violações, mas também facilita o processo de inspeção, manutenção e controle, trazendo agilidade e precisão para as equipes de campo”, disse Fabio de Carlis, diretor de Desenvolvimento da MetaLacre, durante a Fenasan.

Segundo ele, o novo lacre de segurança NFC oferece autenticação segura, com leitura de informações via NFC e dados em tempo real sobre as instalações. O sistema trabalha em conjunto com uma plataforma digital de gestão de hidrômetros, oferecendo visibilidade completa do status de cada dispositivo e histórico de intervenções. Além disso, oferece rastreabilidade aprimorada: cada lacre é único, com identificação individual que facilita o monitoramento e aumenta a proteção contra fraudes.

O sistema é de fácil operação, com leitura rápida e simples por smartphones e dispositivos compatíveis com NFC, sem necessidade de equipamentos especializados. Hoje muitas empresas ainda utilizam controles manuais em planilhas, o que aumenta os riscos de erros.

A MetaLacre já forneceu o Lacre Conectado para uma das unidades da Sabesp. “Muitas outras companhias já estão interessadas na solução”, disse o diretor.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025