A Naqua, fornecedora de sistemas e equipamentos para tratamento de água e esgoto, destaca uma inovação na filtração biológica de esgotos. Trata-se do distribuidor rotativo com braços em calhas abertas e vertedores ajustáveis. A eficiência do tratamento de esgoto num filtro biológico está diretamente relacionada com a correta distribuição do esgoto pelo meio suporte. A passagem do esgoto entre os elementos do meio filtrante (pedras ou peças plásticas) e o contato com o filme biológico devem ser perfeitos de maneira a obter uma uniformidade no processo.

A solução desenvolvida pela Naqua permite distribuir o esgoto “molhando” toda a superfície e com vazões controladas e variáveis ao longo dos braços distribuidores, de forma a manter a vazão percolante em todo o volume do meio filtrante.

O novo distribuidor tem braços abertos em forma de calhas com vertedores que permitem ajustar a vazão ao longo do braço, atendendo a toda a superfície do meio filtrante sem áreas mortas.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025