A Naqua, fornecedora de sistemas e equipamentos para tratamento de água e esgoto, destaca uma inovação na filtração biológica de esgotos. Trata-se do distribuidor rotativo com braços em calhas abertas e vertedores ajustáveis. A eficiência do tratamento de esgoto num filtro biológico está diretamente relacionada com a correta distribuição do esgoto pelo meio suporte. A passagem do esgoto entre os elementos do meio filtrante (pedras ou peças plásticas) e o contato com o filme biológico devem ser perfeitos de maneira a obter uma uniformidade no processo.
A solução desenvolvida pela Naqua permite distribuir o esgoto “molhando” toda a superfície e com vazões controladas e variáveis ao longo dos braços distribuidores, de forma a manter a vazão percolante em todo o volume do meio filtrante.
O novo distribuidor tem braços abertos em forma de calhas com vertedores que permitem ajustar a vazão ao longo do braço, atendendo a toda a superfície do meio filtrante sem áreas mortas.
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026