Para garantir a continuidade do abastecimento na cidade de Prata, MG, a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais concluiu, na segunda quinzena de setembro, a implantação de uma nova captação no município. A obra emergencial teve início em 10 de setembro e tem beneficiado os 28 mil habitantes. A execução foi feita pela equipe efetiva da empresa, que esteve mobilizada para sua rápida finalização. Uma adutora de 4800 metros e uma nova bomba foram implantadas no ribeirão São José. Estão sendo captados em torno de 30 L/s. Com esse volume, somados aos 22 L/s, que hoje são captados no córrego Sidnei, principal manancial que abastece a cidade, e aos cerca de 30 litros provenientes dos cinco poços que complementam a produção, a distribuição de água foi normalizada.

“Essa obra representa uma inovação na região oeste do estado, pois consiste na locação de estruturas de irrigação, que trabalham sobre o solo, e não de maneira submersa, como as redes convencionais da Copasa. Um investimento que pode chegar a R$ 3 milhões”, explicou Renato Carvalho, gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Oeste da Copasa.

Por enquanto, trata-se de uma captação provisória, mas um projeto está em desenvolvimento para que essa captação emergencial também seja adotada em definitivo. “A expectativa é que o projeto seja finalizado até o fim deste ano, e as mobilizações para incorporar a nova captação ao sistema ocorram na sequência”, disse Júlio Cézar Silva, gerente regional da Copasa.

Além disso, a Copasa trabalha na construção de instalações elétricas e implantação de redes de energia para colocar outros poços profundos em operação também com a finalidade de melhorar o abastecimento e garantir a distribuição de água de qualidade em quantidade suficiente para todos os moradores.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025