A Microsoft, em parceria com a startup FIDO Tech, está implementando ferramentas inovadoras de IA – Inteligência Artificial para enfrentar desafios relacionados à manutenção de tubulações e vazamentos de água. A ferramenta tem como objetivo evitar o desperdício, reservando recursos naturais e minimizando intervenções.

Firmada em 2023, a colaboração da Microsoft com a FIDO criou uma tecnologia que usa o GPT-4 da OpenAI no Microsoft Azure OpenAI Service para levar a detecção acústica de vazamentos a um novo nível.

A ferramenta de IA da FIDO pega arquivos acústicos de pequenos sensores móveis colocados em redes de tubulação de água. Usando uma ferramenta de IA de aprendizado profundo (deep-learning), ela consegue determinar com precisão se um ruído é causado por um vazamento ou outra coisa, como máquinas ou um trem.

A ferramenta pode avaliar o tamanho do vazamento e identificar sua localização. Dessa forma, é possível fazer intervenções mais precisas, reduzindo o transtorno para a população e os custos para as concessionárias.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025