A Microsoft, em parceria com a startup FIDO Tech, está implementando ferramentas inovadoras de IA – Inteligência Artificial para enfrentar desafios relacionados à manutenção de tubulações e vazamentos de água. A ferramenta tem como objetivo evitar o desperdício, reservando recursos naturais e minimizando intervenções.

Firmada em 2023, a colaboração da Microsoft com a FIDO criou uma tecnologia que usa o GPT-4 da OpenAI no Microsoft Azure OpenAI Service para levar a detecção acústica de vazamentos a um novo nível.

A ferramenta de IA da FIDO pega arquivos acústicos de pequenos sensores móveis colocados em redes de tubulação de água. Usando uma ferramenta de IA de aprendizado profundo (deep-learning), ela consegue determinar com precisão se um ruído é causado por um vazamento ou outra coisa, como máquinas ou um trem.

A ferramenta pode avaliar o tamanho do vazamento e identificar sua localização. Dessa forma, é possível fazer intervenções mais precisas, reduzindo o transtorno para a população e os custos para as concessionárias.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026