A BRK, empresa privada de saneamento, lançou um programa para certificar fornecedores que trabalham seguindo as melhores diretrizes e práticas de segurança para seus funcionários. Chamada de Aliados da Segurança, a iniciativa tem como objetivo promover e intensificar a cultura entre os parceiros, reduzir o número de incidentes e desenvolver fornecedores locais para comportamentos seguros.

O programa vai reconhecer empresas que prestam serviços para a BRK nos diferentes estados brasileiros e que realizam atividades nas instalações da companhia ou em locais de sua operação.

Todos os fornecedores são avaliados e acompanhados desde o primeiro dia de contrato, garantindo a manutenção de altos padrões de segurança e qualidade, mas são elegíveis a certificação do Aliados da Segurança os fornecedores com contrato de prestação de serviço vigente e superior a 12 meses, que atuem nos mais variados segmentos e que cumpram os requisitos do programa durante o ciclo de certificação.

“A segurança é um valor inegociável para a BRK e queremos expandir essa cultura para os nossos parceiros”, destaca Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK.

Na etapa inicial do programa, serão avaliadas 24 empresas prestadoras de serviços quanto à implementação e aderência às diretrizes do Sistema de Gestão de Trabalho Seguro, ou SWMS (Safe Work Management System, na sigla em inglês). A partir dessa metodologia de gerenciamento de riscos e prevenção de incidentes adotada pela BRK, serão fornecidas certificações nas categorias Ouro, Prata e Bronze para as companhias que atingirem nota igual ou superior a 70 pontos.

A avaliação vai considerar, qualitativamente, cinco pilares do SWMS: liderança, gestão de risco, educação, controle e monitoramento. De forma quantitativa, serão avaliados os resultados das OTS - Observações de Trabalho Seguro e de Inspeções de Segurança nas frentes de serviço realizadas pelas equipes de segurança, líderes da BRK e respectivos gestores dos contratos. As avaliações serão feitas mensalmente.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025