A Amanco Wavin, fabricante de tubos e conexões, assinou um acordo de colaboração com a Microsoft no compromisso com o reabastecimento de água em locais prioritários identificados pela empresa em todo o mundo.

Essa colaboração global será iniciada na cidade de Campinas, SP, junto à Sanasa, empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água local. A escolha da cidade se deu pelo seu histórico de escassez hídrica provocada pela falta de chuvas e estiagem, que colocam em risco o abastecimento de água e reforçam a necessidade de economia desse recurso. Em 2024, Campinas registrou o primeiro semestre mais seco em seis anos, de acordo com levantamento do Cepagri - Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, da Unicamp.

Para apoiar a gestão de água, reduzir os níveis de perda e o estresse hídrico sofrido pela região, a Amanco Wavin passará a oferecer o serviço de gestão eficiente de redes de água, também conhecido como WNM - Water Network Managment.

O WNM é um conjunto de soluções de gestão inteligente para as redes de distribuição de água e coleta de esgoto. Ele conta com uma Central de Gerenciamento de Eventos, que funciona 24 horas, 7 dias por semana. O serviço é realizado por uma equipe composta por profissionais que utilizam a tecnologia da desenvolvedora israelense TaKaDu, especializada em software de solução de gestão de água para gestão central de eventos, redução de perdas e eficiência, parceira exclusiva da Amanco Wavin no atendimento da América Latina.

“O envolvimento em ações como essa contribui para pulverizar iniciativas inteligentes, como o serviço de gestão eficiente de redes de água, para outras regiões, criando uma cultura de inovação, sustentabilidade e eficiência nesse segmento”, avalia Fabiana Castro, head de infraestrutura e novos negócios da Amanco Wavin.

“Acreditamos que a Microsoft tem um papel importante a desempenhar para a lidarmos com o estresse hídrico nas áreas em que operamos. A água é um desafio comum que requer uma abordagem coletiva e estamos ansiosos com essa colaboração entre a Amanco Wavin e a Sanasa para apoiar um projeto de água que está trazendo parceiros dos setores público e privado à mesa para reduzir a perda de água em São Paulo”, diz Eliza Roberts, líder de água da Microsoft.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025