A dragagem industrial e o desaguamento de lodo são alternativas indicadas para garantir o pleno funcionamento de lagoas ou tanques industriais, que são usados para fazer o tratamento de efluentes. Além disso, quando realizados de forma complementar, esses serviços preservam a integridade da infraestrutura da lagoa a longo prazo e reduzem impactos ao meio ambiente.

Os resíduos descartados nos processos industriais se transformam em lodo e areia que se acumulam. Quando despejados em rios e redes de esgotos sem serem tratados, podem causar danos às lagoas e tanques, ao meio ambiente e até mesmo problemas de saúde pública. “A dragagem industrial é o primeiro passo para retirar o material sedimentar depositado que se acumula com o tempo. Em seguida, é recomendado desaguar o lodo, transformando o material líquido em sólido de forma profissional e segundo regras ambientais para que, posteriormente, seja descartado também de forma adequada, conforme legislação ambiental”, explica Rogério Júnior, engenheiro e sócio-administrador da Submar Dragagens, de Porto Belo, SC, empresa especializada em dragagem e desassoreamento, desaguamento de lodo e batimetria.

Indústrias que tenham tanques e lagoas para tratar efluentes devem realizar a dragagem industrial. Entre elas, podemos destacar as de celulose, mineração, papel, química, alimentícia e têxtil. “As soluções propostas pela Submar têm como objetivo sanar possíveis problemas futuros. Agindo preventivamente, geralmente este tipo de serviço é contratado para cumprir alguma exigência ambiental ou manter as células produtivas em funcionamento. De qualquer forma, a contratação sempre é a solução mais viável para as indústrias”, comenta.

Esses dois serviços devem ser realizados de maneira esporádica nos parques fabris para recuperar a água (que pode ser reutilizada em processos de água não potável), atuar na retirada de lodo e outros sedimentos contaminados e dar a destinação adequada. Entretanto, é fundamental escolher uma empresa com experiência e estrutura adequada para realizar a dragagem e o desaguamento do lodo e que atue dentro das exigências ambientais. Segundo o engenheiro, a Submar segue as diretrizes de qualidade nos serviços executados, com certificações em três normas internacionais: Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão da Segurança no Trabalho. A empresa é ainda certificada pelo Bureau Veritas Certification com o escopo de “Prestação de serviços de batimetria, desaguamento de lodo, dragagem hidráulica e mecanizada, desassoreamento e alargamento”.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025