Ativo desde março de 2022, o programa Trato pelo Araújo da Casan já realizou mais de 12 mil visitas técnicas gratuitas em 4867 imóveis em São José, SC. Em 59% das fiscalizações foram diagnosticados problemas relacionados à caixa de gordura, que estava ausente ou irregular. Para reduzir os problemas, a Casan está reforçando as orientações sobre o equipamento. 

A caixa de gordura é um item fundamental para o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto, e deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia ou banheiro, pois isso prejudica o seu desempenho.

O equipamento funciona por meio da separação física, devido à diferença de densidade da gordura e da água. Por meio do sifão, ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação, prevenindo assim entupimentos na rede de coleta de esgoto.

Até julho de 2024, o programa já ajudou a regularizar 57% dos imóveis vistoriados. Apenas 8% já estavam corretamente conectados à rede de esgoto na primeira vistoria.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025