O CTG - Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT - Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos realizará, entre os dias 13 e 16 de agosto, no Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul, SP, o Curso Brasileiro de Instalação de Geomembranas Paulo Kenji Açakura.

Em sua segunda edição e batizado em homenagem ao engenheiro Paulo Açakura, pioneiro em instalação de geomembranas no Brasil, o curso reunirá uma gama de profissionais altamente gabaritados com o objetivo de capacitar os instaladores com o que há de mais atual em tecnologias voltadas à instalação de geomembranas e à qualidade.

Os participantes contarão com aulas teóricas e práticas. “Desenvolvemos uma programação completa que abordará temas como os procedimentos de preparo, instalação e soldagem de geomembrana, a importância do controle e verificação de qualidade de construção, soldagem por fusão de geomembranas, dados sobre geomembranas de PEAD, entre outros”, afirma Samira Tessarolli Paranhos, engenheira da Ober Geossintéticos e próxima coordenadora do CTG ABINT.

Para Fernando Lavoie, coordenador do CTG ABINT, o segundo ano desta iniciativa é de fundamental importância para o desenvolvimento do mercado de geomembranas, assim como para a contribuição dessa indústria aos processos de engenharia, infraestrutura e construção. “Difundir o conhecimento sobre técnicas e inovações voltadas às aplicações de geomembranas, assim como as boas práticas que garantem a qualidade no uso desses materiais, é um compromisso do CTG ABINT, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável do país como um todo”, afirma Lavoie.

A programação completa, bem como informações sobre inscrições, pode ser visualizada no site: https://abrir.link/qpYXB.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025