O setor de saneamento vive uma expansão da prestação privada em grandes projetos de concessões, PPPs e privatizações, concluídos e em curso, após a revisão do marco legal de 2020.

Esse novo cenário é apresentado em detalhes no relatório Novo Tabuleiro Saneamento Básico 2024, publicado pelo IAS - Instituto Água e Saneamento. Por meio de mapas e infográficos, é possível ter uma visão abrangente da situação de contratos e projetos em todo o país.

Em 2022, a iniciativa privada já era responsável pelo atendimento de 362 municípios, com 26,5 milhões de pessoas atendidas. Com a privatização da Corsan já realizada e se a da Sabesp for concretizada, essa categoria de prestador deve responder pelo atendimento de mais de 1000 municípios e 60 milhões de pessoas em 2024. Além de Rio Grande do Sul e São Paulo, outros 16 estados já possuem projetos concluídos ou em andamento, como mostra o relatório do IAS.

A partir desses dados, é possível projetar que em 2026 os serviços de água e esgoto de cerca de 93 milhões de brasileiros estarão a cargo de prestadores privados (aproximadamente, um em cada dois habitantes do país).

“O estudo mostra profundas mudanças no setor nesse período. Em termos da participação privada, existem três diferentes modalidades acontecendo simultaneamente: a gente tem as concessões plenas, tem as PPPs e dois estados que estão fazendo a privatização das suas companhias no Rio Grande do Sul e em São Paulo” resume Marússia Whately, diretora-executiva do IAS, que está disponível para falar sobre os temas abordados pela publicação.

Esse avanço se insere em um contexto de novos arranjos institucionais, territoriais e operacionais, o que pode tornar ainda mais complexa a gestão e o controle social do saneamento.

O relatório traz ainda dados atualizados sobre a regionalização do saneamento a cargo dos estados e adequação das empresas estaduais às novas regras e um retrato do perfil dos prestadores.

A análise completa pode ser baixada no site: https://www.aguaesaneamento.org.br/publicacoes/tabuleiro-do-saneamento-2024/.



Mais Notícias HYDRO



Randoncorp atinge 100% de reúso de efluentes tratados com investimento de R$ 4,5 milhões e consolida meta ambiental

O destaque do investimento é o CTAE da Frasle Mobility, que implementou um sistema de filtração por membranas de ultrafiltração e osmose reversa.

04/08/2026


Segurança hídrica: um modelo de inovação aberta que contribui para o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul

Fonplata, Sanesul e Itaipu Parquetec unem esforços para lançar a primeira chamada de inovação no estado. 

04/08/2026


Nova Grand Arena Aqua estreia na Fenasan 2026 com demonstrações práticas e competições inéditas 

Atração marcará a edição histórica de 40 anos da AESabesp.

04/08/2026