A Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal vai investir R$ 14 milhões na revitalização da adutora reversível de água instalada na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A obra vai melhorar a segurança do sistema de distribuição que abastece 15 setores habitacionais da região. O edital de licitação já foi publicado. A abertura das propostas está marcada para o dia 13 de junho. Após a proclamação do resultado e da assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora terá oito meses para concluir a obra.

A adutora de água tratada de Taguatinga tem papel estratégico na integração entre os mananciais da Caesb, sendo importante caminho de conexão entre os sistemas de produção dos rios Descoberto e Corumbá e centro de Brasília. Com cerca de 18 quilômetros de extensão, a adutora começa no viaduto de Taguatinga Centro e segue até o Reservatório do Cruzeiro, no Eixo Monumental. 

A plena operação da adutora garantirá que a população da região continue a ser abastecida caso algum dos mananciais que integram o sistema interrompa o fornecimento. O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explicou que, com a modernização da adutora da EPTG, a companhia terá flexibilidade para movimentar 1000 L/s de água, deslocando esse volume de acordo com a demanda e com a necessidade de abastecimento. “Com essa obra estaremos garantindo a segurança hídrica dessas cidades”, afirmou.

Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025