A Rio+Saneamento iniciou, neste mês, mais uma etapa nas operações de saneamento em Rio das Ostras, RJ. A concessionária assumiu o sistema de esgotamento sanitário do município, medida fundamental para atingir, até 2033, a universalização dos serviços de oferta de água e tratamento de esgoto, cumprindo as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento. Após cerca de seis meses de operação assistida, equipes iniciaram os serviços nas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto da cidade, como a localizada no bairro Jardim Mariléa.

Nos próximos quatro anos, a concessionária investirá R$ 100 milhões na ampliação e modernização do sistema. Serão realizadas melhorias e manutenções constantes, bem como a substituição de equipamentos, como por exemplo, bombas elevatórias que somam 31 na cidade. Além disso, a Rio+Saneamento vai transformar a ETE Cláudio Ribeiro em uma elevatória de esgoto bruto, com novas tubulações, com o intuito de transportar o esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB Vila Olímpica), e investir na reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Mariléa).

De acordo com Christian Portugal, superintendente regional de operações da Rio+Saneamento, os serviços de coleta e tratamento de esgoto já estavam previstos no contrato de concessão. “Nosso principal desafio, neste primeiro momento, é recuperar algumas estruturas que recebemos para melhorar as condições operacionais. Depois, expandir o sistema, que hoje cobre 30% no município, para os 90% de cobertura previstos no contrato. Contratamos novos colaboradores para somar nesse projeto e tenho certeza de que, com empenho e dedicação, vamos alcançar as metas estabelecidas e garantir mais qualidade de vida, com água e esgoto tratados para todos os moradores de Rio das Ostras”, destacou o superintendente.

Segundo Thiago Freire, gerente de operações da Rio+Saneamento, novos projetos para a expansão do sistema já se encontram em desenvolvimento. “Tivemos uma operação assistida muito bem preparada e seguimos empenhados para trabalhar em mais esse novo desafio em Rio das Ostras. Em relação a universalização, estamos neste momento desenvolvendo os projetos de ampliação para direcionar a aplicação dos recursos”, explica Thiago.

O tratamento de esgoto contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e traz benefícios à saúde da população. Para esclarecer sobre esse novo processo, a concessionária distribuiu comunicados sobre a mudança aos clientes anteriormente atendidos por outra empresa, através de e-mail, cartas e SMS. Também serão realizados atendimentos itinerantes em diversos bairros da cidade, para que a população possa esclarecer dúvidas sobre tarifas e os novos serviços prestados.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025