No segmento de equipamentos para automação industrial, os motores devem possuir formas construtivas diferenciadas, para que possam ser fixados conforme a necessidade, podendo em alguns casos utilizar freios, alavancas de alívio e também chapéu de proteção na tampa defletora. Por isso, motores com facilidade de alteração da forma construtiva oferecem maior flexibilidade nas aplicações. “Nesta área de atuação, os motores mais utilizados são da linha IEC, blindados com grau de proteção IP55”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos. A empresa fabrica motores que têm essa multimontagem, oferecendo a possibilidade de a caixa de ligação girar de 90 em 90 graus, com linha completa de flanges padrões C-Din - FC – FF, além de peças de reposição. “Com a vantagem de serem fabricados em uma empresa 100% nacional, diz.

Além disso, o diretor destaca que toda a linha trifásica está dentro do IR3 — índice de rendimento mínimo exigido pelo Brasil, o que gera economia de energia, tendo ainda diferenciais como pés removíveis, carcaças de alumínio, que são resistentes a ambientes corrosivos e salinos, classe de isolamento F 155 graus, bobinados em fio de cobre e fator de serviço até 1,25.

Para maior durabilidade dos motores utilizados nos equipamentos para automação industrial, ele explica que são necessários alguns cuidados. "Na manutenção preventiva no equipamento e também nos motores aplicados, devem estar previstas a troca de rolamentos e a avaliação da temperatura ambiente em que o equipamento será instalado”, diz, lembrando que a ventilação do motor nunca deve ser obstruída, pois poderá causar danos em seu funcionamento e também ao equipamento. “Para atender à demanda nesta área de manutenção, a Hercules conta com mais de 500 postos autorizados”, diz.

A customização de motores pode ser realizada para clientes de diferentes segmentos de negócio de pequeno, médio e grande portes. A companhia possui um aplicativo com realidade aumentada que permite conferir os produtos do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021