A Ecobulk Tecnologia para Proteção Ambiental, fabricante de tecidos técnicos de alta resistência e de geoformas, de Americana, SP, está crescendo com a oferta de soluções completas para a limpeza de lagoas e tanques de decantação, desaguamento de lodo em estações de tratamento de água e efluentes, obras de dragagem e proteção de encostas. “Somos os únicos no Brasil com produção 100% nacional, desde o fio até as geoformas”, disse o diretor Ranier Rocha durante a IFAT Brasil, evento realizado em São Paulo de 24 a 26 de abril.

A Ecobulk dispõe em sua planta fabril de maquinários para a extrusão de PP - polipropileno, matéria-prima base para a produção de fios utilizados na confecção do geotêxtil, que tem como principal característica a alta resistência à tração, além de resistir à degradação por incidência de raios UV. Na tecelagem, os fios são entrelaçados em teares específicos para a fabricação do tecido, que possui alta gramatura, com total controle de abertura aparente de filtração. “A densidade dos fios que compõem o geotêxtil foi projetada para ter a função como elemento filtrante e também resistente a elevados esforços físicos”, afirmou.

A estrutura geotêxtil é fechada, com uma ou mais aberturas de enchimento, na forma de manga (tubo de enchimento). O tecido é confeccionado em diversos formatos, como semielíptico, cúbico, bolsa ou colcha, e dimensões, que podem chegar a 10 m de largura por 65 m de comprimento, com altura de enchimento de até 2,5 m e capacidade de contenção de 2500 m3. “Toda a tecnologia têxtil é nossa. Temos capacidade de fazer o bag nas medidas que forem necessárias, o que é uma grande facilidade para o cliente, pois muitas estações têm limitação de espaço”, diz. Entre as vantagens dos bags estão os custos competitivos, o rápido desaguamento e a elevada capacidade de retenção de sólidos.

Além da confecção dos produtos sob medida para cada projeto, a empresa realiza os serviços de instalação, incluindo o uso de máquinas próprias para dragagem e desassoreamento, como escavadeira hidráulica e draga de sucção e recalque. “Executamos os serviços que estão relacionados às geoformas, especialmente de infraestrutura e macrodrenagem. Assim, ao invés de contratar duas ou mais empresas diferentes, o cliente pode ter o pacote completo com a Ecobulk, com tudo já integrado”.

Com cerca de 20 anos de mercado, a Ecobulk tem fornecimentos no Brasil todo, tendo clientes como Sabesp e autarquias municipais, além de atuação nos segmentos de mineração, indústria e construção civil.



Mais Notícias HYDRO



Acordo pioneiro em Minas vai utilizar efluente tratado como água para reúso industrial

Quase 800 mil m³/ano de água deixarão de ser captadas no Rio Betim.

23/07/2024


Rio+Saneamento instala mais de 250 equipamentos na rede de distribuição

Investimento inclui automação do sistema com a instalação de medidores de vazão, bombas e válvulas.

23/07/2024


Casan reforça orientações sobre caixas de gordura

Em 59% das fiscalizações foram diagnosticados problemas relacionados ao dispositivo.

23/07/2024