Empresas de saneamento e indústrias que demandam a garantia da qualidade microbiológica da água podem contar com os recursos do analisador de coliformes Colifast ALARM, tecnologia desenvolvida e patenteada pela Colifast AS, empresa norueguesa especializada em P&D e instrumentação para análises biológicas, distribuída no Brasil pela Carvalhaes, que apresentou a solução na IFAT Brasil, de 24 a 26 de abril, em São Paulo.

“Basta ligar equipamento em qualquer sistema de água ou efluentes, seja numa indústria ou numa estação de tratamento. A amostra coletada e incubada indica a presença de coliformes termotolerantes em até 15 minutos, no máximo 2 horas”, diz Gisseh Bertolami, gerente de produto da Carvalhaes.

Segundo ele, os procedimentos são simples e não requerem nenhuma prática em laboratório ou microbiologia. A tecnologia se baseia em um meio de cultura específico para detecção rápida de bactérias indicadoras em água e alimentos por fluorescência. “O equipamento pode ser instalado em lugares remotos ou de difícil acesso para coleta de amostras, onde não é possível enviar um técnico todos os dias, ou nos locais que precisam detectar com agilidade qualquer contaminação por coliformes, como por exemplo numa indústria de bebidas ou num hospital”, diz.

A Colifast também desenvolveu diversas plataformas de equipamentos para análises automatizadas (online) para monitoramento no local de água bruta, rios, chuva, efluentes e água potável.

Fundada em 1996 no Rio Grande do Sul, a Carvalhaes foi incorporada no portfólio de marcas do grupo norte-americano Calibre Scientific em dezembro de 2022, que representa empresas para as ciências da vida, em vários setores verticais, com presença em mais de 170 países. Além da Colifast, a Carvalhaes representa outras marcas de produtos para laboratórios industriais e de pesquisa, como Agilent, Honeywell, LGC, Thermo Scientific, Horiba, entre outras. Além da sede em Alvorada, RS, a empresa também tem escritório em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026