Empresas de saneamento e indústrias que demandam a garantia da qualidade microbiológica da água podem contar com os recursos do analisador de coliformes Colifast ALARM, tecnologia desenvolvida e patenteada pela Colifast AS, empresa norueguesa especializada em P&D e instrumentação para análises biológicas, distribuída no Brasil pela Carvalhaes, que apresentou a solução na IFAT Brasil, de 24 a 26 de abril, em São Paulo.

“Basta ligar equipamento em qualquer sistema de água ou efluentes, seja numa indústria ou numa estação de tratamento. A amostra coletada e incubada indica a presença de coliformes termotolerantes em até 15 minutos, no máximo 2 horas”, diz Gisseh Bertolami, gerente de produto da Carvalhaes.

Segundo ele, os procedimentos são simples e não requerem nenhuma prática em laboratório ou microbiologia. A tecnologia se baseia em um meio de cultura específico para detecção rápida de bactérias indicadoras em água e alimentos por fluorescência. “O equipamento pode ser instalado em lugares remotos ou de difícil acesso para coleta de amostras, onde não é possível enviar um técnico todos os dias, ou nos locais que precisam detectar com agilidade qualquer contaminação por coliformes, como por exemplo numa indústria de bebidas ou num hospital”, diz.

A Colifast também desenvolveu diversas plataformas de equipamentos para análises automatizadas (online) para monitoramento no local de água bruta, rios, chuva, efluentes e água potável.

Fundada em 1996 no Rio Grande do Sul, a Carvalhaes foi incorporada no portfólio de marcas do grupo norte-americano Calibre Scientific em dezembro de 2022, que representa empresas para as ciências da vida, em vários setores verticais, com presença em mais de 170 países. Além da Colifast, a Carvalhaes representa outras marcas de produtos para laboratórios industriais e de pesquisa, como Agilent, Honeywell, LGC, Thermo Scientific, Horiba, entre outras. Além da sede em Alvorada, RS, a empresa também tem escritório em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025