A cidade de Guarulhos, SP, atingirá a universalização no tratamento de esgoto até 2026, três anos antes do inicialmente previsto pela Sabesp, com a qual a administração municipal firmou parceria em 2019.

A Sabesp irá atuar em Guarulhos nos próximos três anos para atingir 99% no tratamento de esgoto, em um programa intitulado Integra Tietê, que prevê investimentos também em outras cidades que despejam esgoto naquele rio. O dinheiro alocado em Guarulhos permitirá que mais 280 mil residências tenham seu esgoto tratado, o que representa uma população estimada em 750 mil pessoas. Até o final deste ano Guarulhos terá 40% do seu esgoto tratado, 50% em dezembro de 2025 e 99% ao término de 2026.

“Esses são dois dos maiores legados que qualquer governante pode deixar: água para todo mundo todos os dias e tratamento de esgoto”, comentou o prefeito Gustavo Henric Costa, Guti. Segundo ele, quando assumiu a prefeitura recebeu a informação de que a cidade tratava apenas 2% do seu esgoto.

A Sabesp irá atingir a universalização com a construção de duas ETEs - estações de tratamento, no Cabuçu e no Jardim Fortaleza, e principalmente por meio de obras que garantirão o aumento da capacidade de tratamento das já existentes ETEs Jardim São João, Várzea do Palácio e Bonsucesso. Além disso, serão construídos aproximadamente 230 km de coletores-tronco e interceptores, que levam o esgoto às ETEs, e 80 estações elevatórias, que vencem a gravidade para os dejetos chegarem ao tratamento.

As obras englobam todas as regiões da cidade e algumas delas encaminharão o esgoto às ETEs São Miguel e Parque Novo Mundo, na capital, mas que também atendem Guarulhos. “O avanço no saneamento básico é inegável. Nosso legado irá perdurar por gerações”, resumiu o secretário de Governo, Edmilson Americano, que encabeça a atuação de Guarulhos no programa Integra Tietê.

Foto: Márcio Lino/PMG e Divulgação/Sabesp



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025