O Semae - Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo, RS, possui uma estação de tratamento de água, 37 reservatórios e 25 elevatórias de água tratada, atendendo quase 231 mil habitantes. Também conta com cinco casas de bombas para contenção de cheias, além de cinco ETEs - estações de tratamento de esgoto e 19 elevatórias de esgoto. Em novembro de 2023, decidiu modernizar seu CCO - Centro de Controle e Operação que, hoje, usa o Elipse E3 para supervisão e controle de sete estações elevatórias e duas de tratamento de esgoto.

Com sede em Porto Alegre, SP, a Elipse desenvolve soluções para o gerenciamento remoto e em tempo real de processos ligados aos mais variados segmentos, entre eles o de saneamento. Importante salientar a participação da Alfacomp, responsável pela implementação e customização da aplicação.

Para o controle em tempo real, há um sistema de automação que utiliza diferentes equipamentos e tecnologias IoT – Internet das Coisas. Junto a cada estação monitorada (estações remotas), por exemplo, há um CLP e uma IHM instalados com entrada para um chip de celular 3G e 4G.

Via a Internet disponibilizada pelo chip, a IHM envia os dados do CLP a um servidor na nuvem. Na sequência, o software da Elipse coleta esses dados, enviando aqueles de maior importância e de forma organizada, assim como seus comandos, de volta à IHM. Já no novo CCO, toda esta troca de informações se dá pela intranet do Semae.

Uma vez inserido na arquitetura de automação, o Elipse E3 permite que as equipes de operação supervisionem remotamente e em tempo real os níveis, vazões, pressões, tensões e correntes mensuradas e registradas pelos CLPs dos painéis de telemetria instalados em cada estação remota.

Na mesma tela, a solução permite monitorar ou resetar o tempo, em horas, de operação das motobombas, informando também se alguma delas está com defeito, sob manutenção ou funcionando normalmente. Além disso, possibilita visualizar e ajustar as configurações padrões dos equipamentos que foram definidas para as tensões, correntes e pressões de bombeamento.

A plataforma ainda permite monitorar os valores mensurados pelos macromedidores de vazão do sistema junto às ETEs do Semae, facilitando, com isso, a análise e tomada de decisão durante a operação. O Elipse E3 emite relatórios dos eventos, históricos e alarmes assinalados no período desejado pelo usuário. Caso algum valor definido na configuração padrão não esteja sendo respeitado, o software alerta os operadores via um sinal visual e sonoro na tela.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024