O Cantareira Norte Shopping, em São Paulo, investiu mais de R$ 4,3 milhões na implantação de um sistema hídrico autossuficiente, capaz de gerar uma economia de água potável estimada em 2 milhões de litros mensais, tratando cerca de 2,5 milhões de litros de esgoto ao mês. “Nosso empreendimento não utiliza nenhuma gota de água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região”, explica Humberto Moreira, superintendente do empreendimento.

A água potável do shopping é proveniente de um poço tubular e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada. A média diária de consumo varia entre 70 e 75 mil litros.

Já para a depuração do esgoto, o sistema do Cantareira Norte Shopping capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação, armazena em um reservatório da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, onde passa por processos químicos e biológicos, retornando quatro horas depois como água de reúso para ser novamente utilizada na irrigação de jardins e em descargas.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026