Em fevereiro, a Atibaia Saneamento atingiu um novo marco na destinação do lodo de esgoto, produzido ao longo do último ano nos processos de tratamento do efluente coletado na cidade. Ao todo, a iniciativa de descarte sustentável do material encaminhou quase 800 toneladas do resíduo sólido, volume atestado no recebimento de placa emitida pela empresa de economia circular Tera Ambiental, reforçando o compromisso e responsabilidade da operação do Grupo Iguá para a promoção da circularidade, em escala industrial, e preservação em suas atividades.

Desde 2015, a Atibaia Saneamento, Parceira Público-Privada da SAAE que atua no sistema de esgotamento sanitário de Atibaia, SP, encaminha o lodo proveniente do tratamento de esgoto para uma área de compostagem, que transforma o resíduo em composto agrícola. Em 2023, o volume correspondeu a 600.546 m2 de área adubada pelo fertilizante orgânico. O lodo das ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto é rico em nutrientes benéficos para o solo e as plantas.

Além do uso como fertilizante, outra vantagem da transformação do lodo é a diminuição de rejeitos nos aterros sanitários. De janeiro a dezembro de 2023, por exemplo, mais de 780 toneladas do material coletado nas ETEs da Atibaia Saneamento foram destinadas para aterro de compostagem, onde o resíduo pôde passar pelos processos de redução de massa e volume, além da completa higienização, para que estivesse pronto para a utilização como adubo agrícola.

Do montante, 300 toneladas foram devolvidas à agricultura local como fertilizantes orgânicos, uma alternativa mais econômica e rentável para os produtores rurais, de melhor custo e melhor desempenho no solo, se comparado ao composto sintético.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025