A agenda de concessões, PPPs e privatizações no saneamento deverá atingir um valor significativo de investimentos contratados nos próximos anos. A estimativa é da Abcon-Sindcon - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, com base em dados próprios, do BNDES e do Radar PPP.

“Esperamos um cenário muito promissor para o saneamento, com 48 projetos já em fase de estruturação, sendo 39 de âmbito municipal e nove regional, que, no total, preveem mais de R$ 64 bilhões de investimentos a serem contratados em parcerias com o segmento privado, o que é muito positivo, demonstra um setor com pipeline de projetos muito vigoroso. Devemos avançar em estados como Sergipe e Pará, que já estão com projetos maduros”, explica Percy Soares Neto (foto), diretor executivo da Abcon-Sindcon.

Além desses estados, o estudo da entidade aponta para concorrências importantes que deverão acontecer ainda este ano em Pernambuco, Rondônia e municípios importantes em todas as regiões do país.

Segundo o diretor da Abcon-Sindcon, o setor continua avançando e permanece atrativo para investimentos. “O segmento privado continua disposto a investir e contribuir para o esforço da universalização dos serviços”, afirma.

Sobre o setor no ano passado, o executivo comenta que 2023 foi um ano de avanços para o saneamento brasileiro, com a pacificação de temas que poderiam afetar o marco legal no Congresso. “Foram contratados R$ 11 bilhões de investimentos, um número interessante, em que pese estar ainda aquém das necessidades do país e dos investimentos contratados em 2021 e 2022”, finaliza ele.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025