A agenda de concessões, PPPs e privatizações no saneamento deverá atingir um valor significativo de investimentos contratados nos próximos anos. A estimativa é da Abcon-Sindcon - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, com base em dados próprios, do BNDES e do Radar PPP.

“Esperamos um cenário muito promissor para o saneamento, com 48 projetos já em fase de estruturação, sendo 39 de âmbito municipal e nove regional, que, no total, preveem mais de R$ 64 bilhões de investimentos a serem contratados em parcerias com o segmento privado, o que é muito positivo, demonstra um setor com pipeline de projetos muito vigoroso. Devemos avançar em estados como Sergipe e Pará, que já estão com projetos maduros”, explica Percy Soares Neto (foto), diretor executivo da Abcon-Sindcon.

Além desses estados, o estudo da entidade aponta para concorrências importantes que deverão acontecer ainda este ano em Pernambuco, Rondônia e municípios importantes em todas as regiões do país.

Segundo o diretor da Abcon-Sindcon, o setor continua avançando e permanece atrativo para investimentos. “O segmento privado continua disposto a investir e contribuir para o esforço da universalização dos serviços”, afirma.

Sobre o setor no ano passado, o executivo comenta que 2023 foi um ano de avanços para o saneamento brasileiro, com a pacificação de temas que poderiam afetar o marco legal no Congresso. “Foram contratados R$ 11 bilhões de investimentos, um número interessante, em que pese estar ainda aquém das necessidades do país e dos investimentos contratados em 2021 e 2022”, finaliza ele.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025