A Esap, concessionária dos serviços de água e esgoto de Palestina, na região de São José do Rio Preto, SP, controlada pela Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, entregou a estação de tratamento de esgoto Jurupeba, beneficiando 400 moradores do distrito que leva o mesmo nome da estação. Com a construção, o município atingirá 97% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

O sistema utilizado é o de lodos ativados com aeração prolongada. O processo engloba as etapas de tratamento preliminar, remoção de nutrientes, tratamento biológico, polimento (filtração), desinfecção e tratamento de lodo.

“Com a entrega da estação de tratamento, o município de Palestina praticamente atinge a cobertura de toda a cidade com redes coletoras e tratamento adequado dos esgotos, levando saúde e qualidade de vida para a população e contribuindo com a preservação do meio ambiente. São poucos os municípios brasileiros que atingiram esse nível de serviços e estamos orgulhosos em fazer parte dessa história”, destaca o presidente da Aviva Ambiental, Alexandre Lopes.

Para Percy Soares Neto, diretor executivo da Abcon/Sindcon, graças à parceria com a iniciativa privada na concessão dos serviços de saneamento, a cidade está prestes a atingir a tão sonhada universalização, que poucos municípios no Brasil já alcançaram. “É também um exemplo de como cidades de pequeno porte podem ser referência em tecnologia e gestão no saneamento. Palestina já tinha um dos menores índices de perdas d’água e agora passa a contar com um tratamento de esgoto dos mais modernos e sustentáveis adotados pelas concessionárias de saneamento no país”, ressalta.

O município de Palestina, composto pela área urbana e três distritos (Jurupeba, Boturuna e Duplo Céu), possui atualmente 95% do esgoto coletado e tratado e duas estações de tratamento de esgoto em operação, as ETEs Piau e Duplo Céu. O município e o distrito de Duplo Céu possuem 100% do seu esgoto coletado e tratado. Com a entrega da ETE Jurupeba, o tratamento passará a 97%.

Para alcançar a universalização, a Esap já iniciou a construção de um sistema de tratamento em Boturuna, obra que está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2021.

A DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio obtida em Palestina chega próximo dos níveis dos córregos receptores, ou seja, bem acima da taxa referencial exigida. De acordo com o Decreto Estadual 8468, Artigo 18, o valor máximo permitido é de 60 mg/L ou mínimo de redução de 80%. Nessa última análise, a empresa conseguiu uma eficiência de 99,15%.

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Esap assumiu os serviços de tratamento de água e esgoto em Palestina em 2007, atendendo 12 mil pessoas. É controlada pela Aviva Ambiental e, desde 2017, pela Iguá Saneamento, que atende 37 municípios brasileiros (7,1 milhões de pessoas).



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024