A Passarelli Engenharia, em parceria com a Sanasa - Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento, anuncia investimentos na EPAR - Estação de Produção de Água de Reúso Capivari II e ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Piçarrão em Campinas, SP.

Hoje, o sistema de esgotamento sanitário da Sanasa atende 96,3% da população urbana de Campinas, operando em uma infraestrutura que abrange 22 ETEs. A expansão da Capivari II, localizada no extremo oeste de Campinas, próxima às cidades de Hortolândia e Monte Mor, não apenas atende ao crescimento da região de maneira sustentável, mas também traz benefícios tangíveis à comunidade.

Com dois módulos já instalados, a adição da terceira fase à Capivari II aumentará significativamente a capacidade de tratamento, contribuirá para produção de água de reúso. “Estamos comprometidos em fornecer soluções sustentáveis para a comunidade, e a ampliação da Capivari II reforça nosso compromisso de impulsionar a produção de água de reúso e contribuir para a preservação dos recursos hídricos”, enfatiza Thiago Ferioli, gerente de contratos da Passarelli.

Ainda no âmbito dos investimentos, a ETE Piçarrão, estrategicamente situada na região oeste de Campinas, está prestes a passar por uma transformação. O novo processo de tratamento adotará reatores em bateladas com cultivo de lodo granular aeróbio e apresentará uma abordagem inovadora na remoção biológica de nitrogênio e fósforo. O lodo resultante será direcionado de forma direta para adensamento e desaguamento, eliminando significativamente a emissão de maus odores. 

Além dos novos contratos, a Passarelli já atua na cidade por meio de obras na EPAR Anhumas. Com a conclusão das obras programadas para o fim de 2025, a estação terá a capacidade de tratar, em média, 830 L/s.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025