O consórcio GS Inima Brasil e Tubomills, representado pela corretora Sita, foi o vencedor do 1º leilão de subconcessão de água de reúso do Brasil, realizado no dia 17 de janeiro, proveniente de uma parceria entre a Cesan - Companhia Espírito Santense de Saneamento e a ArcelorMittal. O consórcio será o responsável pela prestação dos serviços de tratamento de efluentes da bacia de Camburi, ES, e de fornecimento de água de reúso para a utilização industrial da ArcelorMittal, que contempla projeto, construção, operação e manutenção da planta de dessalinização no litoral do Espírito Santo por 30 anos. O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra.
A EPAR - Estação Produtora de Água de Reúso exigirá investimentos na ordem de R$ 240 milhões. O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 L/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial. No acordo com a ArcelorMittal, a empresa se compromete a adquirir o volume de 200 L/s.
O critério do leilão combina o maior desconto sobre a tarifa com o maior valor de outorga. O valor estimado do contrato, em caso de operação máxima da estação, é de R$ 2,24 bilhões correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão. A proposta ofereceu desconto sobre a tarifa e 13% de outorga sobre a receita líquida. A ação do governo beneficiará moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.
A GS Inima é controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul. Esse é o primeiro leilão da Bolsa de Valores de São Paulo em 2024 e inédito no país – uma vez que nunca se leiloou a concessão de água de reúso. E foi a vencedora que, no ano de 1995, começou a operar no Brasil vencendo a primeira concessão dos serviços de esgotamento na cidade paulista de Ribeirão Preto. Hoje, a empresa é responsável pelo maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo, o Aquapolo, que fornece o recurso para o Polo Petroquímico de Capuava, na região do Grande ABC, em São Paulo.
Mais Notícias HYDRO
Entre os destaques estão os inversores de frequência para sistemas de bombeamento de até 840 CV.
11/11/2025
Tecnologia modular permite retenção, reaproveitamento e recarga do lençol freático em áreas de difícil acesso.
11/11/2025
Pesquisa traça projeções para a demanda de água nas moradias brasileiras até 2050.
11/11/2025