A GR Química acaba de anunciar investimento da gestora de private equity GEF Capital Partners, que possui foco em soluções climáticas. O aporte será realizado uma parte por meio do novo fundo do GEF e outra parte por meio de um coinvestimento com a gestora Signal Capital. A GR é um grupo de empresas provedoras de soluções para tratamento de água, esgoto e efluentes industriais. O aporte servirá para expandir as posições geográficas do grupo, bem como para aquisição de empresas sinérgicas às atividades da empresa. Com sede em Cruzeiro, SP, a companhia acaba de inaugurar uma filial em Santa Catarina e quer aumentar a presença nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Para o CEO Fábio Sampaio Ribeiro, a integração entre distribuição, fabricação e utilização dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) como suporte técnico para o desenvolvimento de produtos e o oferecimento de soluções customizadas é o diferencial do grupo. 

“Construímos soluções com alto capital técnico, focados em excelência. A GR Química se baseia na premissa de adaptar a solução ao processo do cliente. Nossa equipe comercial e técnica realiza diagnósticos por meio de testes in loco ou em nossos laboratórios de P&D, identificando necessidades e oportunidades. Consolidamos nossa proposta de valor aos clientes baseados na confiabilidade técnica, agilidade e flexibilidade nos últimos 25 anos. A GEF nos traz, a partir de agora, capacidade analítica e financeira muito importantes para conduzir essa próxima fase de expansão. A necessidade de uma governança sólida com controles rigorosos nos ajudará a conduzir o crescimento de forma saudável”, afirma Ribeiro.

O investimento da GEF se dará por compra de participação, bem como capital para expansão geográfica e aquisições, e tornará a GR Química a 4ª empresa do portfólio do fundo de soluções climáticas da gestora. Os investimentos da GEF são focados em empresas que possam mitigar os impactos das mudanças climáticas e tem um olhar atento para teses consolidadas nos setores de energia, soluções urbanas e agronegócio. 

“Com uma cultura muito forte e focada no cliente, a GR se destaca na oferta de soluções inovadoras para tratamento de água, não apenas atendendo aos padrões regulatórios, mas também contribuindo para a otimização do uso de recursos. Nossa confiança na empresa é respaldada por suas soluções proprietárias, uma base leal de clientes e uma posição estratégica em setores intensivos em consumo de água e cruciais para a economia do país, como agronegócio, papel e celulose e mineração”, aponta Cleiton Almeida, associado do GEF.

Fábio Ribeiro, CEO da GR, lembra que praticamente toda indústria possui processos que utilizam água. “Nosso objetivo é garantir que nossos clientes façam uso responsável e otimizado desse recurso, preservando o meio ambiente. Nós também temos iniciativas para tornar a logística da nossa frota mais eficiente, gerando menores emissões de gases, além de projetos para a conversão de nossas matrizes energéticas para energia solar no médio prazo”, diz ele, ao lembrar que a empresa também conta com programa de gestão de resíduos plásticos, em parceria com cooperativas de reciclagem, bem como uma iniciativa de plantio de árvores em regiões de nascentes de águas nos arredores da empresa em Cruzeiro.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024