A Amanco Wavin, marca comercial da Orbia, por meio de parceria com a FGV - Fundação Getúlio Vargas, aderiu ao projeto El Agua nos Une. A iniciativa é uma rede latino-americana cujo principal objetivo é promover a gestão empresarial de recursos hídricos, por meio da mensuração e redução da pegada hídrica.

Ao longo dos próximos três anos, a companhia participará, junto a outras empresas, de uma série de capacitações e atividades para gerenciar e reduzir os impactos hídricos de suas operações fabris. A iniciativa tem a finalidade de medir a pegada hídrica ao longo do ciclo de vida de um produto selecionado. O escolhido pela empresa foi a linha de tubos Novafort, uma das soluções em esgoto não pressurizado, que representa mais de 40% do volume total de todas as linhas de tubos coletores para esgoto de infraestrutura da Amanco Wavin no Brasil.

As equipes das áreas de sustentabilidade, produtos, saúde, segurança e meio ambiente da companhia participam da iniciativa apoiando no desenvolvimento do estudo. O atual ciclo de atividades já foi iniciado com um treinamento, oferecido pela equipe de pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, para capacitação das empresas participantes nos métodos e ferramentas para quantificação da pegada hídrica. Na etapa seguinte, os participantes irão mensurar os diversos impactos relacionados à água ao longo do ciclo de vida do tubo Novafort, considerando toda a sua cadeia de valor. A partir desses resultados, as empresas irão desenvolver e implementar um plano para reduzir sua pegada hídrica.

A capacitação ao longo das etapas do projeto acontecerá por meio de workshops e da troca de experiências entre empresas, governos, academia, ONGs, comitês e bacia, redes e associações. O El Agua nos Une é a primeira ação desse tipo feita nas plantas da Amanco Wavin do Brasil. A companhia, que já investe em análise de ciclo de vida em relação à pegada de carbono para todas as linhas de produção de todas as suas plantas, reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio da parceria.

“Por atuarmos em um sistema fechado, 90% ou mais das águas utilizadas nos nossos processos produtivos são reutilizadas. A redução de pegada hídrica já é uma meta global da Orbia, e com o apoio do El Agua nos Une, teremos uma visão mais ampla de como podemos deixar nossas operações ainda mais sustentáveis e em linha com os pilares do nosso propósito”, afirma Glaucia Faria, gerente de sustentabilidade para as Américas da Amanco Wavin.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024