A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento celebraram termo de cooperação para o uso de imagem de radar obtida via satélite combinado com IA - inteligência artificial para identificar vazamentos invisíveis na rede de distribuição de água.

O projeto integra a iniciativa Fonte de Inovação Brasil do BID e prevê a execução de projeto-piloto que vai utilizar a tecnologia inovadora para detectar vazamentos em mais de 1200 quilômetros de redes lineares instaladas nos municípios de São José dos Pinhais e Piraquara.

A identificação dos vazamentos será realizada com base em imagens de satélite e processadas com os algoritmos que são ajustados para identificar vazamentos subterrâneos difíceis de identificar por meios tradicionais. Essa tecnologia foi desenvolvida por uma empresa israelense e será repassada à Sanepar pelo BID na forma de prestação de serviços especializados. O diretor de Operações, Sergio Wippel, avalia a parceria como uma solução que dará mais acurácia e vai agilizar o trabalho para melhorar a distribuição de água.

Com as informações fornecidas pelos relatórios especializados, a Sanepar fará a confirmação do vazamento em campo e os reparos necessários. A partir dos resultados, o BID e a Sanepar estabelecerão conjuntamente um plano para escalonamento da solução que poderá ser replicada para outras cidades.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024