A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento celebraram termo de cooperação para o uso de imagem de radar obtida via satélite combinado com IA - inteligência artificial para identificar vazamentos invisíveis na rede de distribuição de água.

O projeto integra a iniciativa Fonte de Inovação Brasil do BID e prevê a execução de projeto-piloto que vai utilizar a tecnologia inovadora para detectar vazamentos em mais de 1200 quilômetros de redes lineares instaladas nos municípios de São José dos Pinhais e Piraquara.

A identificação dos vazamentos será realizada com base em imagens de satélite e processadas com os algoritmos que são ajustados para identificar vazamentos subterrâneos difíceis de identificar por meios tradicionais. Essa tecnologia foi desenvolvida por uma empresa israelense e será repassada à Sanepar pelo BID na forma de prestação de serviços especializados. O diretor de Operações, Sergio Wippel, avalia a parceria como uma solução que dará mais acurácia e vai agilizar o trabalho para melhorar a distribuição de água.

Com as informações fornecidas pelos relatórios especializados, a Sanepar fará a confirmação do vazamento em campo e os reparos necessários. A partir dos resultados, o BID e a Sanepar estabelecerão conjuntamente um plano para escalonamento da solução que poderá ser replicada para outras cidades.



Mais Notícias HYDRO




Arcadis conquista dois contratos de saneamento com a Sabesp

Consultoria inclui expansão de ETE e auxílio na gestão de investimentos.

06/05/2025


Copasa investe R$ 7 milhões em obras para tratamento de resíduos em ETA

Estrutura vai processar o lodo de filtros e decantadores.

06/05/2025