A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais está avançando nas obras da UTR - Unidade de Tratamento de Resíduos em Frutal. A estrutura processa o lodo gerado durante a operação que torna a água potável. Com aporte de mais de R$ 7 milhões, as intervenções devem ser concluídas em agosto de 2026, beneficiando os cerca de 55 mil moradores do perímetro urbano da cidade.

A UTR se tornará uma aliada à proteção ambiental no Pontal do Triângulo Mineiro, uma vez que, com o processamento do lodo, as partículas sólidas que são retiradas dos mananciais durante a captação da água para tratamento não retornam para o corpo hídrico, contribuindo para evitar o assoreamento.

A UTR terá um compartimento chamado de tanque de sedimentação, que receberá a descarga dos filtros e decantadores da ETA. Essas últimas são estruturas que trabalham para eliminar as partículas sólidas e orgânicas da água que está sendo tratada. Tudo o que for maciço e consistente descerá para o fundo desse tanque e o que for líquido retornará para o manancial.

A UTR será construída junto à ETA - Estação de Tratamento de Água e terá capacidade de processar os resíduos gerados no processo. A previsão é que a unidade entre em funcionamento tão logo sejam concluídas as intervenções.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025