A Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais está avançando nas obras da UTR - Unidade de Tratamento de Resíduos em Frutal. A estrutura processa o lodo gerado durante a operação que torna a água potável. Com aporte de mais de R$ 7 milhões, as intervenções devem ser concluídas em agosto de 2026, beneficiando os cerca de 55 mil moradores do perímetro urbano da cidade.

A UTR se tornará uma aliada à proteção ambiental no Pontal do Triângulo Mineiro, uma vez que, com o processamento do lodo, as partículas sólidas que são retiradas dos mananciais durante a captação da água para tratamento não retornam para o corpo hídrico, contribuindo para evitar o assoreamento.

A UTR terá um compartimento chamado de tanque de sedimentação, que receberá a descarga dos filtros e decantadores da ETA. Essas últimas são estruturas que trabalham para eliminar as partículas sólidas e orgânicas da água que está sendo tratada. Tudo o que for maciço e consistente descerá para o fundo desse tanque e o que for líquido retornará para o manancial.

A UTR será construída junto à ETA - Estação de Tratamento de Água e terá capacidade de processar os resíduos gerados no processo. A previsão é que a unidade entre em funcionamento tão logo sejam concluídas as intervenções.



Mais Notícias HYDRO



Sanepar e GS Inima avançam em parceria para projetos de reúso de água e tratamento de efluentes

Ato de assinatura marca avanço no chamamento público voltado à inovação e à economia circular no saneamento.

03/11/2026


Semil divulga os premiados da 2ª edição do Prêmio SP Carbono Zero

Seleção pública para votação de categoria especial vai até o dia 30 de novembro.

03/11/2026


Recursos hídricos: coalizão pede padronização de dados para ampliar transparência

Nota Técnica aponta várias lacunas na divulgação de informações sobre fiscalização por parte dos órgãos ambientais estaduais.

03/11/2026