A Comissão Organizadora do 50º CNSA - Congresso Nacional de Saneamento optou por realizar o evento de 7 a 10 de junho de 2021 em Gramado, RS. A nova data se atribui ao cenário provocado pela pandemia de Covid-19.

De acordo com a Comissão Organizadora do 50º CNSA, a decisão é resultado do cenário de incertezas sobre o avanço da pandemia no Brasil. Além disso, há o impacto nas demandas dos municípios, a exemplo das eleições, que podem ocorrer entre novembro ou dezembro deste ano, mesmo período em que o congresso seria realizado.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a expectativa é que em junho de 2021 seja possível realizar o evento, com a presença de participantes de todo o país e do exterior. “Nosso propósito é ampliar a rica programação de debates sobre o setor de saneamento, incentivando a troca de conhecimento em tecnologia, gestão e sustentabilidade”, acrescenta.

A entidade tornou pública a listagem dos trabalhos técnicos selecionados e que serão apresentados durante o 50º CNSA. Foram aprovadas 204 experiências exitosas de saneamento básico, sendo 166 em apresentações orais e 38 pôsteres. Cada resumo passou por três avaliações externas, sob a coordenação da Funape - Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG - Universidade Federal de Goiás.

Foram selecionados 106 trabalhos para a categoria “Serviços de Saneamento”, que reunirá experiências de associados da Assemae e demais operadores do setor. A categoria “Institucional” contará com 22 trabalhos oriundos de órgãos de governo, entes estatais e outras instâncias públicas. Já a categoria “Instituição de Ensino” terá a contribuição de 76 trabalhos vinculados a universidades e centros de pesquisa.



Mais Notícias HYDRO



Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025


Torres, RS, avança rumo à universalização do saneamento com tratamento terciário em ETE

Com R$ 44 milhões em investimentos, Torres, RS, deverá ser a primeira cidade do litoral gaúcho a ter 100% de esgoto tratado.

09/12/2025