Cerca de 88% dos consumidores brasileiros se preocupam com o acesso à água limpa e segura. Na América Latina, sobe para 92% o percentual de pessoas que estão mais preocupadas com o acesso à água do que com outros problemas relacionados ao clima, como poluição e mudança climática.

É o que revela um estudo feito pela Ecolab, desenvolvedora de soluções para a prevenção de infecções e tecnologias relacionadas à água, higiene e energia. A pesquisa Ecolab Watermark Study sobre uso, conexão com o clima e responsabilidade hídrica foi realizada com mais de 25 mil consumidores em todo o mundo e traz dados da América Latina, Ásia-Pacífico, China, Estados Unidos, Europa e Índia, Oriente Médio e África, além de trazer os resultados individuais de 15 países, incluindo o Brasil.

“Os resultados trazem um alerta importante para as empresas sobre a adoção de práticas sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais atentos ao acesso à água e dispostos a mudarem seus hábitos de consumo em prol da proteção dos recursos naturais”, destaca Thais Gervársio, presidente da Ecolab no Brasil. O estudo mostra que 80% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por produtos mais sustentáveis. Além disso, 61% disseram que pararam de usar ou comprar produtos devido à quantidade de água necessária para fabricá-los.

O estudo global também chamou atenção para o fato de governos e empresas serem considerados os principais responsáveis pela conservação do recurso. No entanto, os consumidores não acreditam que os líderes se preocupam o suficiente com seu impacto na água ou na mudança climática. Isso ficou mais evidente nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico: entre 42% e 46% das pessoas acreditavam que seus líderes se importavam com a preservação da água.

No Brasil, os líderes de organizações sem fins lucrativos foram os que mais obtiveram destaque nessas questões, com preocupação atribuída por mais de 60% dos consumidores, enquanto apenas metade dos respondentes acham que os líderes empresariais e governamentais estão realmente preocupados com a questão hídrica.

Além disso, os consumidores acreditam que a indústria não tem um plano claro para lidar com a escassez da água, apesar da responsabilidade e importância percebidas. Essa preocupação é mais evidente na China (82%), América Latina (78%) e IMEA (78%), mas também é bastante perceptível na Europa (66%), EUA (65%) e Ásia/Pacífico (60%).

O estudo completo pode ser acessado pelo link: https://tinyurl.com/4tbvuk5w.



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