A Augen, desenvolvedora de soluções para digitalização de processos de tratamento de água, disponibilizou para o mercado uma assistente virtual capaz de oferecer resultados, métricas e direcionamento. Batizada com o nome Iris, a ferramenta tem toda a base de conhecimento da Internet, além de informações técnicas dos equipamentos produzidos pela empresa.
“A Iris pode interagir com os equipamentos em tempo real, respondendo a questionamentos como ‘Qual o valor da concentração de cloro?’, ‘Quando eu fiz a última manutenção no equipamento?’, ou, ‘Quanto estou economizando?’, direcionando os operadores para as tarefas essenciais e aprendendo com eles durante as suas interações”, explica Fabrício Butierres Santana, diretor-executivo da Augen. “Adicionamos outros algoritmos e aplicações que possibilitam ao ChatGPT ler o nosso equipamento”, completa.
Para Santana, a conexão é o caminho para a tecnologia 5.0. “Acreditamos que as mãos dos nossos clientes devem estar livres para atividades necessariamente manuais. E é assim que a Iris irá ver, ouvir e falar tudo que é importante para a potencializar a produtividade do setor do saneamento”, finaliza.
Mais Notícias HYDRO
Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.
22/10/2025
Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.
22/10/2025
Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.
22/10/2025