A Hidrodomi, fabricante nacional de produtos para tratamento de água para consumo humano e animal, processos industriais e desinfecção de alimentos e ambientes, com planta industrial em Bariri, SP, está lançando a CLIM Nano, uma solução de nanotecnologia capaz de estimular a atividade microbiológica em ETEs sem adição de enzimas, microrganismos ou nutrientes. “A solução aquosa de nanopartículas inorgânicas altera a velocidade com que as substâncias dispersas no meio ambiente do efluente transitam através das paredes celulares e intracelulares, resultando em maior conversão energética e metabólica nas bactérias”, explica o diretor de negócios Rodnilson Toledo (foto).
Segundo ele, o CLIM Nano é atóxico e pode ser usada em sistemas aeróbios e anaeróbios, sem causar dependência ao sistema biológico. “A solução é produzida através de tecnologias de ponta na área de processos moleculares”, diz. Entre os benefícios está a redução de DBO e DQO, sólidos voláteis suspensos, lodo e odor provocado por compostos diversos, como o H2S. A solução pode ser usada em qualquer estágio do tratamento de efluentes, seja em ETE industrial ou sanitária, como sistemas de lodo ativado, filtros aeróbios ou anaeróbios, lagoas de estabilização, tanques e/ou lagoas aeradas, reatores UASB, elevatórias e biodigestores.
Fundada em 2006, a Hidrodomi produz soluções de cloro e flúor para desinfecção e fluoretação de água em ETAs e poços de abastecimento, como ácido tricloroisocianúrico 90%, hipoclorito de cálcio 65%, dicloroisocianurato de sódio e fluorsilicato de sódio, além de floculantes para tratamento de água e efluentes (polímeros aniônicos, catiônicos e não iônicos) e oxidantes para o tratamento de água (permanganato de potássio). A empresa também realiza o projeto, fornecimento, implantação, operação e manutenção de sistemas para automação de dosagem dos produtos.
“Temos um viés inovador e estamos sempre desenvolvendo soluções para o mercado”, afirma o diretor. Entre as novidades recentes está o tablete de flúor puro e o tablete combinado cloro-flúor, todos fabricados pela empresa.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025