O SAAE Capivari, SP, realizou no dia 29 de setembro, o evento de lançamento da utilização do software GISWATER na cidade, uma novidade que facilitará a vida dos colaboradores da autarquia, além de beneficiar também toda a população.

Além do lançamento, a equipe responsável já apresentou alguns números preliminares da utilização do GISWATER até agora. Logo após o lançamento, o SAAE Capivari terá seis meses de acompanhamento técnico para a prática da operação, apresentando posteriormente, números jamais observados em nenhuma cidade na região.

Capivari foi a primeira cidade escolhida pela Agência da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para receber o software GISWATER, tornando o município uma referência para toda a região atendida pela agência, composta por 76 cidades. A escolha aconteceu ainda em 2021 e foi motivada por Capivari ter o maior índice de rede de abastecimento de água mapeada na região.

O software conta com inúmeras funcionalidades que ajudam a identificar de maneira muito mais rápida onde acontecem perdas e vazamentos, tornando o serviço de manutenção muito mais eficiente e ágil. O sistema é desenvolvido pela empresa CPS Engenharia e é amplamente utilizado na Espanha.

O superintendente do SAAE Capivari, Guilherme Rego, se mostra animado com a implantação da novidade no município. “O sistema possibilita um grande salto no desenvolvimento do trabalho realizado diariamente por nossos colaboradores, possibilitando grandes melhorias em relação à manutenção, tratamento de água e perdas hídricas”, disse.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026