A ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico receberá contribuições da sociedade, por meio de consultas públicas, sobre as propostas de condições de operação dos sistemas hídricos do rio Grande e do rio Paranaíba. As contribuições poderão ser enviadas pelo Sistema de Participação Social da ANA até 10 de novembro.

A proposta de resolução para as condições de operação do Sistema Hídrico do Rio Grande é objeto da Consulta Pública 07/2023 e as ideias podem ser enviadas pelo link https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/160. Essa norma trata das condições de operação para os reservatórios dos aproveitamentos hidrelétricos de Camargos, Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes ou Peixoto, em MG, e Marimbondo e Água Vermelha (MG/SP).

No Sistema de Participação Social, a ANA disponibiliza a minuta com a proposta de resolução que define condições de operação para o Sistema Hídrico do Rio Grande. Também estão disponíveis, como materiais de apoio, o RAIR - Relatório de Análise de Impacto Regulatório dessa resolução e a manifestação da Diretoria Colegiada da Agência sobre o tema, que podem subsidiar as sugestões a serem enviadas durante a Consulta Pública 07/2023.

Já as contribuições sobre a proposta de condições de operação do Sistema Hídrico do Rio Paranaíba serão coletadas por meio da Consulta Pública 08/2023, disponível em https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/161. Essa norma dispõe sobre as condições de operação para os aproveitamentos hidrelétricos de EmborcaçãoGO/MG), Itumbiara (GO/MG) e São Simão, GO.

Para subsidiar as sugestões da sociedade, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico disponibiliza o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (RAIR) acerca do tema da Consulta Pública 08/2023, assim como a minuta da resolução contendo as condições de operação do Sistema Hídrico do Rio Paranaíba e a manifestação da Diretoria Colegiada da ANA sobre a temática.

Os dois temas fazem parte da Agenda Regulatória da ANA, com vigência de 2022 a 2024, e estão previstos para ter suas normas publicadas ainda em 2023.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025