O MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico lançaram chamada pública no valor de quase R$ 12 milhões para aprimorar o sistema de emissão de alertas de risco de inundações e deslizamentos de terra. O edital vai fomentar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas para emissão de alertas em duas linhas de atuação: “Pesquisa de curto prazo e eventos hidrológicos” e “Previsão de curto prazo e eventos geodinâmicos”.
Segundo o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes, um dos maiores desafios para prever a ocorrência de desastres naturais é a curta duração dos eventos. “Um dos maiores gargalos é a previsão de extremos meteorológicos que são muito localizados no espaço e de pouca duração temporal. Estes eventos possuem baixa previsibilidade nos modelos numéricos. O Brasil ainda não possui um serviço operacional de previsão nestas escalas”, explica.
Moraes acrescenta que os projetos serão desenvolvidos em rede e acompanhados por um conselho. “Com esse edital, vamos fomentar o desenvolvimento de produtos que possam ser aplicados, principalmente, para enxurradas e deslizamentos de encostas. Os projetos serão desenvolvidos em rede e serão acompanhados, rotineiramente, por um conselho avaliador. O objetivo é que tais produtos auxiliem a atuação dos serviços de alerta de desastres e, também, a preparação para esses eventos”.
O prazo para submissão de propostas é 16 de outubro, e a divulgação dos resultados está prevista para dezembro.



Mais Notícias HYDRO



Ultrassom e satélites reforçam combate às algas no rio Tietê

Projeto-piloto testa ondas ultrassônicas para conter florações; praias do reservatório também passarão a ser monitoradas por imagens de satélite.

16/06/2026


UFMG inaugura nova estrutura dedicada à vigilância ambiental, sanitária e à inovação tecnológica

Centro Vitas vai articular ensino, pesquisa, extensão e apoio técnico-científico em saneamento, saúde ambiental, recursos hídricos e sustentabilidade.

16/06/2026


IA prevê escassez hídrica e otimiza irrigação no campo

Plataforma utiliza sensores, imagens de satélite e modelos preditivos para antecipar a disponibilidade de água em mananciais.

16/06/2026