Em operação há um ano, a Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil responsável pelo saneamento básico de 18 municípios do Rio, incluindo 24 bairros da zona oeste da capital, atua para garantir o consumo de energia limpa nos seus sistemas de água e esgoto. Um projeto, já em fase de implantação, inclui a contratação de duas usinas solares que irão operar na modalidade de geração distribuída e a aquisição de energia limpa no mercado livre.

As usinas contratadas na modalidade geração distribuída possuem 5500 kW de potência instalada com capacidade de gerar anualmente 13,5 milhões de kWh. As unidades serão construídas nas cidades de Seropédica, na Baixada Fluminense, e Porto Real, no Sul Fluminense, a partir de um acordo com o Grupo Gera.

Já no mercado livre, a Rio+Saneamento passará a comprar aproximadamente 50 milhões de kWh por ano de fonte de energia garantidamente limpa, certificação I-REC proveniente de biomassa. O contrato é firmado com a Raízen.

Com essas ações, a Rio+Saneamento terá, já em 2024, aproximadamente 96% do seu consumo proveniente de fontes de energia limpa. “Esses dois contratos reforçam o compromisso com a transição energética e eficiência operacional, e equivalem à redução de emissão de 27,2 mil toneladas de CO2 e ao plantio de 190.500 árvores ao longo do projeto. A meta é chegar a 100% de energia limpa até 2025”, afirma Leonardo Righetto, presidente da concessionária.

A energia proveniente da geração distribuída será utilizada em 17 cidades atendidas pela Rio+Saneamento no estado, mais precisamente nas unidades operacionais de baixa tensão: ETAs - Estações de Tratamento de Água, elevatórias de água e esgoto e captações, além do funcionamento de boosters. Já a energia captada no mercado livre servirá para abastecer ETAs, captações e elevatórias de água de média tensão.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024