Em toda primeira semana do mês Hydro divulgará a relação dos principais cursos, feiras e congressos do setor, realizados na forma presencial ou online.

 

Cursos

Válvulas industriais – O curso online Válvulas Industriais, da NTT Treinamento Avançado, acontece de 11 a 22 de setembro. Ao realizar o treinamento, o participante irá adquirir  conhecimentos relativos ao funcionamento dos principais tipos e modelos de válvulas industriais (bloqueio, regulagem, etc.), bem como conhecer seus principais componentes, tipos de acionamentos, acessórios, segurança no manuseio e manutenção de válvulas industriais e modos de falhas. Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a reconhecer as diferentes causas de falhas, como evitá-las e melhorar o desempenho da manutenção e disponibilidade dos equipamentos. Site: https://tinyurl.com/3sn4rwdh.

ETEs – Ministrado pelo Grupo.HCT no formato EAD, o treinamento Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários abordará tópicos como história do saneamento, rede coletora, parâmetros de qualidade, substâncias tóxicas, fontes de oxigênio, entre outros temas. Site: https://tinyurl.com/mujz3fm5.

Legislação ambiental – A Cetesb realizará, de 16 a 20 de outubro, o curso Coleta e Preservação de Amostras de Água e Sedimento em São Paulo. O conteúdo programático traz temas como parâmetros e indicadores microbiológicos, técnicas de coleta e preservação de amostras de água de rios, amostragem de efluentes líquidos, entre outros. As inscrições vão até o dia 14 de setembro. Site: https://tinyurl.com/2tn939w9.

Tratamento de lodo - A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso oferece o curso online O Básico no Manejo e Tratamento de Lodo. Serão cinco dias de conteúdo, totalizando 12 horas e 30 minutos de duração, sendo 2h30 destinadas a sanar eventuais dúvidas. O curso possui três módulos: Lodo de ETE, Lodo de ETA e Reúso de lodos de ETE e ETA. As aulas serão ministradas no período de 16 a 20 de outubro, no fromato online. Site: https://tinyurl.com/mr2ymys6.

 

Eventos

Febrava – A 22ª edição da Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar será realizada de 12 a 15 de setembro em São Paulo. Site: https://bit.ly/3VbYsEn.

Saneamento – O 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae acontece entre os dias 18 e 22 de setembro em Poços de Caldas, MG. A feira promove a integração entre técnicos, gestores públicos, pesquisadores e empresas que fornecem tecnologias ao setor de saneamento básico. Site: https://tinyurl.com/bdffswkh.

Meio ambiente – O 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas será realizado entre os dias 19 e 22 de setembro em Poços de Caldas, MG, com a temática O Futuro da Humanidade: Sustentabilidade em Questão. O grande foco nessa edição ficará por conta dos trabalhos científicos, que também serão apresentados virtualmente. Site: https://tinyurl.com/2bhknjr4.

Análises laboratoriais – A Analitica Latin America acontece de 26 a 28 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento terá atrações focadas em setores como biotecnologia, controle de contaminação e gases e equipamentos laboratoriais. Site: https://tinyurl.com/mr2cx5t8.

Fenasan – O 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan acontece entre os dias 3 e 5 de outubro em São Paulo. Promovido há 34 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado um dos maiores eventos do setor na América Latina e estará integrado à Waste Expo Brasil, feira com foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. A junção dos eventos proporcionará aos visitantes uma área de exposição de mais de 30 mil m2. Site: www.fenasan.com.br.

Tubos – Organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil e com apoio da Abimei – Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais, a 12ª Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes acontece entre os dias 3 e 5 de outubro em São Paulo. Site: www.tubotech.com.br.

Recursos hídricos – A ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos realizará, entre os dias 19 e 24 de novembro, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento acontece em Aracaju, SE, e será centrado no tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação. Site: https://tinyurl.com/mspkhekk.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025