A versão 1.0 do Reusa, aplicativo para gestão e comércio de águas de reaproveitamento, será apresentada ao público no dia 29 de agosto. Trata-se de uma tecnologia que vem sendo idealizada desde 2019 por pesquisadores do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa é que em meados de 2024 uma versão comercial do aplicativo já esteja disponível.

A versão de teste do Reusa vai operar na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde foram identificadas ETEs que poderiam atender à demanda de centenas de empresas. O aplicativo também poderá ser implementado em outros locais com interesse, desde que haja a disponibilidade dos dados necessários para sua operação. A ferramenta permitirá controlar em tempo real as demandas e estoques das águas das ETEs e será uma ponte entre os produtores e consumidores que utilizam esse recurso.

A carência de uma cultura de reúso de água, assim como a escassez do registro de dados históricos, são alguns dos desafios com os quais a equipe de pesquisadores e desenvolvedores do Reusa lidam. Segundo Marcelo Obraczka, professor e coordenador do projeto, a nova tecnologia é uma proposta inovadora na gestão de recursos hídricos no Brasil, que “irá ajudar na redução substancial dos custos operacionais de indústrias e de outros grandes consumidores de água com o uso mais racional do sistema de água potável, sendo também uma alternativa de aumento de receita na cadeia de produção de água”.

A primeira versão da ferramenta será lançada durante o Seminário Reúso de Efluentes e Geração de Negócios, com a participação de técnicos, gestores e pesquisadores de empresas e concessionárias de saneamento, além de instituições governamentais. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto no Campus Maracanã da Uerj.

A tecnologia foi pesquisada e desenvolvida na Uerj, e desde 2022, conta com o fomento do Sebrae através do programa Catalisa ICT, além de parceria com a Faperj e o Fundep. Também ocorreram apoios e intercâmbio de expertise e dados com instituições estratégicas do setor como a Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente.

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever pelo link: https://linktr.ee/reusodesma.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025