Com o objetivo de incentivar fornecedores regionais e fortalecer a cadeia produtiva do setor, a BRK, empresa de saneamento privado, criou o programa “BRK Parceiros”, facilitando a contratação de empresas e prestadores de serviços regionais em todo o país. Dedicada a fornecedores de todos os portes, inclusive pequenos negócios, a iniciativa contribui com o desenvolvimento da economia local em todas as praças de atuação da empresa.
“Desde o marco regulatório do saneamento, o setor se fortaleceu, com o desafio de criar uma rede de parceiros, seguindo padrões éticos e sustentáveis para atender as novas demandas. Essa é uma grande oportunidade para que empresas que fornecem soluções para o setor também façam parte do processo de transformação do saneamento básico no Brasil”, afirma Edmur Faro Vellozo, diretor de Suprimentos da BRK.
O programa foi estruturado a partir de pesquisas aplicadas junto a fornecedores e abre a possibilidade de parcerias com empresas e prestadores de serviços que têm interesse em fazer parte do catálogo de potenciais fornecedores da BRK. Para isso, não é necessário estar homologado para conseguir participar dos processos de concorrência. Basta que estejam pré-cadastrados no site: www.sertras.com/v3/brk-fornecedores-locais/. Os critérios de qualificação são dois: atuar no mesmo estado da concessão e não possuir relação comercial com a companhia.
A certificação e homologação das empresas fornecedoras regionais ocorrem somente quando elas vencem os processos. E, nesses casos, fornecedores de menor porte contam com um processo de cadastro simplificado. Para orientar essas empresas, a BRK criou um Manual do Fornecedor Regional, que traz informações sobre os processos e requisitos mínimos para a concorrência.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025