A Flottweg do Brasil, subsidiária da Flottweg SE, fabricante alemã especializada no desenvolvimento e fabricação de centrífugas industriais, está lançando a série Xelletor de decanters para desaguamento de lodo que oferecem maior eficiência e vazão até 15% em relação aos modelos anteriores da empresa.

“O processo oferece um enorme potencial de economia para os operadores de estações de tratamento de água e efluentes, que têm elevados custos de transporte e logística para destinação do lodo até os aterros sanitários”, diz Ricardo Rehder, engenheiro de vendas da Flottweg no Brasil, sediada em Vinhedo, SP. Segundo ele, dependendo da capacidade da planta, 1% a mais de substância seca no lodo de clarificação desidratado pode resultar em uma redução de custos num nível de cinco a seis dígitos por ano.

A nova linha Xelletor é disponível com vazões até 50, 70 e 140 m3/h. Além da maior vazão, o equipamento garante até 2% maior de material desaguado, requer até 20% menos floculantes e gasta até 20% menos energia. “Os equipamentos da Flottweg garantem taxas de 25% de teor de sólidos, bem acima em relação às decanters convencionais do mercado”, diz.

O segredo do sistema é a rosca transportadora sem corpo, um desenvolvimento totalmente novo e patenteado inspirado na construção leve de carros esportivos e motocicletas. “Como os decanters Xelletor não necessitam do corpo da rosca transportadora, não há desgaste na área de alimentação”, diz o engenheiro. O sistema possui ainda maior eficiência de separação graças ao tanque fundo e disco defletor. “Com a proteção contra desgaste em espirais da rosca transportadora, rotor e descarga de sólidos, reduzimos a um mínimo a abrasão e o desgaste para uma longa vida útil”, afirma.

Com forte presença no mercado de desaguamento de lodo para indústrias siderúrgicas, a Flottweg quer aumentar sua participação no segmento de água e esgoto no Brasil. “A publicação do novo marco do saneamento vai trazer novos investimentos. Queremos oferecer nossas tecnologias para essas concessionárias”, finaliza o executivo.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025