A BRK Ambiental, empresa privada do setor de saneamento básico, anunciou o início das operações da usina de energia solar de Timon, no Maranhão, com capacidade de produzir cerca de 4000 MWh/ano para as operações das unidades de baixa tensão de água e esgotamento das cidades de Paço do Luminar e São José de Ribamar.

O sistema que acaba de ser entregue corresponde a 40% do projeto idealizado entre a BRK Ambiental e a Athon Energia, empresa que atua nas áreas de energia renovável e eficiência energética, em especial nos segmentos de autoprodução, geração distribuída e mercado livre.

Ao ser concluído, a obra vai contar com duas usinas solares, instaladas nas cidades de Timon e Matões, e vai garantir a geração de 10 mil MWh/ano. A responsável pelo investimento é a Athon Energia, com um valor total de R$ 25 milhões, parcialmente financiado por títulos de dívida verde (green bonds).  

Com a implantação, a BRK Ambiental vai ampliar o compromisso de implantar projetos capazes de aumentar a consciência ambiental, reforçar a capacidade de investimento no Maranhão, por meio da economia gerada com custos energéticos, além de aumentar a oferta em determinadas regiões do Estado, devido à energia injetada pela usina no sistema da concessionaria.

A energia elétrica é um dos insumos mais importantes para a operação do saneamento. “Com o novo sistema operacional adotado pela BRK Ambiental, as usinas vão gerar 55% do volume de energia consumida nas operações no Maranhão, volume suficiente para atender cerca de 15 mil pessoas”, destaca Gustavo van Deursen, engenheiro da BRK Ambiental.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024