O governo federal publicou no Diário Oficial da União do dia 21 de julho o Decreto 10.430/20que cria o CISB - Comitê Interministerial de Saneamento Básico. Previsto no novo marco legal do saneamento, sancionado no último dia 15 de julho (Lei 14.026/20), o colegiado será presidido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e terá a responsabilidade de assegurar a implementação da lei e de coordenar a alocação de recursos financeiros.

Também farão parte do comitê o ministro da Casa Civil, o da Saúde, o da Economia, o do Meio Ambiente e o do Turismo. As reuniões do grupo ocorrerão duas vezes ao ano ou sempre que houver convocação pelo presidente do colegiado.

O CISB poderá convidar especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos e entidades públicas ou privadas para participar dos encontros, prestar informações ou apoiar a execução dos trabalhos, mas sem direito a voto. Ainda de acordo com o decreto, o comitê deverá elaborar relatórios de monitoramento e de avaliação da alocação de recursos. Os documentos serão encaminhados à Presidência da República e divulgados no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.



Mais Notícias HYDRO



Probig aposta em raspadores não metálicos e consolida presença no mercado brasileiro

Representada no Brasil pela Naest, empresa austríaca projeta crescimento no setor industrial e público.

08/07/2025


Motobombas garantem eficiência em sistemas de bypass para esgoto

Equipamentos da Atlas Copco auxiliam na manutenção de redes com segurança e agilidade.

08/07/2025


Tingimento sustentável reduz consumo de água na indústria têxtil

Coloração está entre os processos mais poluentes do setor.

08/07/2025