A Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro implantou, em fase de testes, na estação de tratamento Campos Elíseos, em Duque de Caxias, novo processo de filtração de água. A solução, conhecida como Filtralite, é um fornecimento da Saint-Gobain Canalização.

O Filtralite é uma solução em argila expandida, em substituição à areia e antracito usados mais comumente nesse processo, que aumenta o intervalo de retrolavagem, ou seja, a retirada das impurezas que ficam retidas nos filtros, de 24 horas para 92 horas. “Monitoramos a qualidade de água diariamente e, desde a instalação do Filtralite, os resultados têm sido bem avaliados. Nossos clientes estão recebendo uma água cada vez mais limpa, o que reforça o compromisso da Cedae com a qualidade de água produzida e de atuar cada vez mais alinhada à agenda ESG para deixar um legado de sustentabilidade ao Rio de Janeiro, pois a solução apresentada reduz o consumo de água no processo de retrolavagem”, avalia a equipe técnica da Diretoria Técnica e Projetos da Cedae.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025