
A Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro implantou, em fase de testes, na estação de tratamento Campos Elíseos, em Duque de Caxias, novo processo de filtração de água. A solução, conhecida como Filtralite, é um fornecimento da Saint-Gobain Canalização.
O Filtralite é uma solução em argila expandida, em substituição à areia e antracito usados mais comumente nesse processo, que aumenta o intervalo de retrolavagem, ou seja, a retirada das impurezas que ficam retidas nos filtros, de 24 horas para 92 horas. “Monitoramos a qualidade de água diariamente e, desde a instalação do Filtralite, os resultados têm sido bem avaliados. Nossos clientes estão recebendo uma água cada vez mais limpa, o que reforça o compromisso da Cedae com a qualidade de água produzida e de atuar cada vez mais alinhada à agenda ESG para deixar um legado de sustentabilidade ao Rio de Janeiro, pois a solução apresentada reduz o consumo de água no processo de retrolavagem”, avalia a equipe técnica da Diretoria Técnica e Projetos da Cedae.
Mais Notícias HYDRO
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025
Com R$ 44 milhões em investimentos, Torres, RS, deverá ser a primeira cidade do litoral gaúcho a ter 100% de esgoto tratado.
09/12/2025