A Cedae - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro implantou, em fase de testes, na estação de tratamento Campos Elíseos, em Duque de Caxias, novo processo de filtração de água. A solução, conhecida como Filtralite, é um fornecimento da Saint-Gobain Canalização.

O Filtralite é uma solução em argila expandida, em substituição à areia e antracito usados mais comumente nesse processo, que aumenta o intervalo de retrolavagem, ou seja, a retirada das impurezas que ficam retidas nos filtros, de 24 horas para 92 horas. “Monitoramos a qualidade de água diariamente e, desde a instalação do Filtralite, os resultados têm sido bem avaliados. Nossos clientes estão recebendo uma água cada vez mais limpa, o que reforça o compromisso da Cedae com a qualidade de água produzida e de atuar cada vez mais alinhada à agenda ESG para deixar um legado de sustentabilidade ao Rio de Janeiro, pois a solução apresentada reduz o consumo de água no processo de retrolavagem”, avalia a equipe técnica da Diretoria Técnica e Projetos da Cedae.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025