Na próxima década, o setor de saneamento do Brasil experimentará um rápido desenvolvimento devido à estratégia de privatizações do governo. Os investimentos privados vão impulsionar crescimento maciço do mercado de tecnologias ambientais, como captação de água, tratamento e distribuição, bem como coleta de esgoto e resíduos e tratamento. “Nesse ambiente dinâmico, o IFAT Brasil será a plataforma central para networking para todos os participantes do mercado e promoção de uso generalizado de tecnologias ambientais no Brasil e em toda a região. A feira se beneficiará da rede internacional da indústria da IFAT com seus eventos em Europa, Ásia e África”, como explicam os diretores administrativos da Messe München Stefan Rummel e Reinhard Pfeiffer.

A IFAT Brasil também se beneficiará da estabelecida M&T Expo, que ocorrerá paralelamente, a feira para máquinas de mineração e construção. Este será o caso, em particular, no que diz respeito à construção de estações de saneamento, instalações e infraestrutura. “A IFAT Brasil faz parte de uma rede única da indústria e será fundamental para atingir as metas do governo brasileiro para drenagem, gestão de resíduos, gestão de água e esgoto até 2033”, diz Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, organizadora dos dois eventos em São Paulo.

As áreas de exposição do IFAT Brasil incluem gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para saneamento, gestão de resíduos e alternativas de soluções energéticas. O setor de energia está focado na recuperação de energia a partir de resíduos, lodo e resíduos líquidos. “Para nós também foi importante que o próprio local atenda aos requisitos centrais de sustentabilidade”, diz Katharina Schlegel, chefe do IFAT na Messe München. “Por exemplo, o pavilhão possui central própria de cogeração de gás para resfriamento, iluminação feita por LEDs de alta capacidade e sistema sanitário abastecido por água da chuva”, afirma.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025