A GS Inima Samar inaugurou a maior usina fotovoltaica de solo em área urbana na região. O empreendimento foi construído ao lado da ETA Tietê, no bairro Ipanema, em uma área de 8500 m², e tem como propósito seguir com o crescimento sustentável da empresa. Com 922 painéis solares, a usina será capaz de produzir 71 mil kWh/mês, o que corresponde a 852 MWh/ano. Toda a produção será destinada a atender seis unidades consumidoras da GS Inima Samar instaladas em diversos pontos de Araçatuba, SP.

“Estamos iniciando uma trajetória que já vem sendo construída pela GS Inima Brasil em outras operações. Em Araçatuba, é só o começo. A busca por fontes renováveis faz parte da nossa marca e queremos que esse avanço sustentável siga cada vez mais rápido”, explica o diretor-técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira.

Com o início da operação da usina fotovoltaica Ipanema, mais de cinco mil toneladas de gás carbônico deixarão de ser emitidos na atmosfera. Seriam necessárias 40.837 árvores para eliminar esse poluente da atmosfera.

“A estratégia está alinhada ao propósito da GS Inima Brasil de seguir a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustável (ODS) propostos pela ONU - Organização das Nações Unidas, além da visão ESG, tão importante nos últimos tempos”, completa Caldeira. De acordo com o executivo, outros espaços da GS Inima Samar estão sendo analisados para a implantação de novos painéis fotovoltaicos. “Nosso objetivo é garantir que 100% da energia utilizada pela concessionária seja proveniente de fontes sustentáveis”, afirma o diretor-técnico.

Até o final de 2024, a GS Inima Samar deverá ter 100% da sua operação trabalhando com energia sustentável.

“Esta é a terceira unidade do grupo em que estamos instalando energia solar renovável. Já temos uma operação em Mogi Mirim, SP, na Sesamm, e em Triunfo, RS, na GS Inima Industrial Triunfo, que está em fase final de montagem e regulação. O grupo tem a meta de trabalhar apenas com fontes limpas e renováveis de energia e segue investindo nesta estratégia todos os anos”, explicou o CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima Samar, Paulo Roberto de Oliveira.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026