O sistema de abastecimento de água em Campo Verde, MT, ganhou um importante aliado para manter a gestão eficiente do controle de perdas do volume de água: os medidores de vazão eletromagnéticos. Os equipamentos são semelhantes aos hidrômetros, porém em maior proporção, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. A iniciativa faz parte do trabalho de combate às perdas que a concessionária Águas de Campo Verde, da AEGEA MT, realiza periodicamente no município.

Com a instalação dos novos macromedidores, a concessionária terá condições de registrar o volume exato de água produzido e distribuído no município a partir dos poços e redes de distribuição de água. A macromedição também permite mensurar a dosagem adequada de produtos químicos no tratamento da água e identificar ligações clandestinas, que prejudicam o abastecimento.

De acordo com o coordenador da Águas de Campo Verde, Jeferson Correia, o investimento em tecnologia garante maior qualidade no fornecimento de água, além de otimizar toda a estrutura operacional de trabalho da concessionária. “Os resultados são significativos e refletem diariamente no cotidiano das equipes operacionais”.

A empresa investe também na tecnologia de geofonamento, que permite detectar e filtrar ruídos no subsolo, apontando prováveis vazamentos não visíveis na rede de distribuição. “Estamos realizando uma série de ações para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população, investindo em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas. As melhorias serão gradativas”, enfatiza.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025