O sistema de abastecimento de água em Campo Verde, MT, ganhou um importante aliado para manter a gestão eficiente do controle de perdas do volume de água: os medidores de vazão eletromagnéticos. Os equipamentos são semelhantes aos hidrômetros, porém em maior proporção, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. A iniciativa faz parte do trabalho de combate às perdas que a concessionária Águas de Campo Verde, da AEGEA MT, realiza periodicamente no município.

Com a instalação dos novos macromedidores, a concessionária terá condições de registrar o volume exato de água produzido e distribuído no município a partir dos poços e redes de distribuição de água. A macromedição também permite mensurar a dosagem adequada de produtos químicos no tratamento da água e identificar ligações clandestinas, que prejudicam o abastecimento.

De acordo com o coordenador da Águas de Campo Verde, Jeferson Correia, o investimento em tecnologia garante maior qualidade no fornecimento de água, além de otimizar toda a estrutura operacional de trabalho da concessionária. “Os resultados são significativos e refletem diariamente no cotidiano das equipes operacionais”.

A empresa investe também na tecnologia de geofonamento, que permite detectar e filtrar ruídos no subsolo, apontando prováveis vazamentos não visíveis na rede de distribuição. “Estamos realizando uma série de ações para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população, investindo em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas. As melhorias serão gradativas”, enfatiza.



Mais Notícias HYDRO



Probig aposta em raspadores não metálicos e consolida presença no mercado brasileiro

Representada no Brasil pela Naest, empresa austríaca projeta crescimento no setor industrial e público.

08/07/2025


Motobombas garantem eficiência em sistemas de bypass para esgoto

Equipamentos da Atlas Copco auxiliam na manutenção de redes com segurança e agilidade.

08/07/2025


Tingimento sustentável reduz consumo de água na indústria têxtil

Coloração está entre os processos mais poluentes do setor.

08/07/2025