A Sabesp anunciou a sua desfiliação da Aesbe - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, da qual é uma das fundadoras. A companhia entende que as posições recentes da entidade não são coerentes com o avanço do saneamento no Brasil.

Empresa de capital misto com ações na Bolsa de Valores de Nova York e no segmento Novo Mercado da B3, a Sabesp é responsável por um terço de todo o volume de recursos aplicados em saneamento no país – para os próximos cinco anos, pretende investir R$ 26,2 bilhões. “A companhia preza pela eficiência e governança para proporcionar investimentos em saneamento, sejam privados ou públicos, e acredita que a visão da Aesbe, alinhada a instrumentos políticos, contraria a necessária segurança jurídica para o setor”, informou em comunicado.

A Sabesp, fundada em 1973, é responsável atualmente pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 375 municípios do Estado de São Paulo. É uma das maiores empresas de saneamento do mundo, com 28 milhões de clientes.

Criada em 1984, a Aesbe reúne companhias estaduais de saneamento básico.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025