A Aclaris, empresa nacional especializada em tratamento de água industrial, com sede em Taboão da Serra, SP, desenvolveu um sistema de osmose reversa que permite 100% do aproveitamento de água – em geral, as perdas são de 30% a 40% devido à necessidade de descarte do concentrado com as impurezas retidas no processo. Totalmente concebida pela equipe de engenharia da empresa, a tecnologia é baseada em uma solução de osmose duplo passo, ou seja, primeiro é feito o pré-tratamento com resinas de troca iônica e somente depois as membranas de osmose reversa realizam a desmineralização por completo. A água tratada segue para produção e o concentrado é reintroduzido no início do tratamento, em ciclo contínuo.

“A vantagem do descarte zero tem atraído o interesse de diversas indústrias farmacêuticas, que buscam soluções de menor impacto ambiental”, diz Angélica Medeiros, gerente de projeto da Aclaris.

A expertise de mais de 26 anos com a regeneração e ativação de resinas de troca iônica, serviço prestado pela Stella Resinas, empresa coirmã, foi o que permitiu à Aclaris desenvolver o projeto, inicialmente a pedido de um cliente do segmento farmacêutico, e agora disponível comercialmente para todo o mercado. “Nossos testes comprovaram a eficácia do sistema com reaproveitamento do concentrado e reforço do pré-tratamento. A mescla das duas tecnologias eleva o aproveitamento do concentrado”, afirma Alex Balzana, engenheiro da Aclaris e responsável pela inovação.

A Aclaris já realizou diversos pilotos em plantas de pequeno porte e em breve vai acionar um sistema em uma indústria farmacêutica do Nordeste, de 1200 L/h. Construída em inox 316, a máquina é compacta, com área ocupada de cerca de 8 m2 para essa vazão.

A empresa monta os sistemas e entrega os skids prontos para serem instalados no cliente, incluídos o painel de comando, PLC e supervisório. Para alguns tipos de indústrias, como farmacêutica, de cosméticos e veterinário, a empresa pode ainda incorporar um tanque para sanitização a quente, um tratamento térmico da água sem necessidade de produtos químicos. As membranas de osmose reversa são da DuPont, específicas para suportar tratamento térmico. “Nós projetamos e fabricamos o sistema de acordo com a necessidade de cada cliente”, afirma Angélica.



Mais Notícias HYDRO



Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025


Torres, RS, avança rumo à universalização do saneamento com tratamento terciário em ETE

Com R$ 44 milhões em investimentos, Torres, RS, deverá ser a primeira cidade do litoral gaúcho a ter 100% de esgoto tratado.

09/12/2025